Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Produção brasileira de algodão deve ser 22% maior na safra 2013/2014

Na safra 2013/2014, a produção mundial de algodão excederá o consumo em 2 milhões de toneladas, contribuindo para a queda nos preços, de acordo com estimativas de novembro do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC, na sigla em inglês), divulgadas no boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Um dos motivos é o bom tempo durante a colheita, elevando as expectativas em relação à quantidade produzida e à qualidade dos algodões grego e americano. No Brasil, a produção será 22% maior do que a da safra 2012/2013. Assim, os estoques finais em 2013/2014 devem ficar em 20,8 milhões de toneladas, com 55% deles na China. Já para a temporada 2014/2015, o ICAC fez seu primeiro apontamento, estimando maior equilíbrio dos estoques, com aumento de 3,7% no consumo, e queda de 2,3% na produção. Desta maneira, o estoque final deve ser de 21,32 milhões de toneladas em 2014/2015.


Mercado interno

Segundo o Imea, a segunda quinzena de novembro iniciou com cotações em baixa no mercado interno, correspondendo às cotações internacionais. Já no final da semana houve leve recuperação, encerrando em queda de 0,3% na média de Mato Grosso.

Pequenas variações diárias permanecem indicando baixa liquidez no mercado, o que gerou uma tendência de queda nos fretes rodoviários para a pluma até os portos e ao mercado interno consumidor.

Transporte

O transporte da tonelada do produto, saindo de Campo Verde até Santos, foi cotado a R$ 250/ton, valor 12,6% inferior ao do mês passado e 2,9% superior o mesmo período do ano passado. Para as outras praças, o comportamento do preço foi o mesmo, e as transportadoras indicaram que até o início de 2014 não devem ocorrer oscilações bruscas no valor.

Para produtores que pretendem realizar maiores volumes de venda na entressafra de algodão (de janeiro a julho de 2014), quando há grande demanda pelo transporte de soja, é um bom momento para fixar o preço do frete, já que o custo do transporte representa cerca de 6% do valor do produto, informou o Imea.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet