Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Produtores de arroz do Japão já repensam modelo de negócios

Conforme o governo japonês estuda revogar o programa de subsídios ao arroz que já dura uma década, os produtores se preparam para abandonar velhas práticas de cultivo para migrar para um modelo de negócios que lide com a liberalização do mercado e a maior concorrência global.


No município agrícola situado nas montanhas da província de Ibaraki, ao nordeste de Tóquio, Hatsuo Furutaki avalia iniciar um novo negócio. Assim como outros agricultores, ele pretende explorar os mercados de arroz de alto valor agregado para contornar uma possível queda dos preços, assim que a política de subsídios for suspensa.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, aprovou nesta terça-feira um plano para abolir as cotas de produção e o repasse de dinheiro aos produtores dentro de cinco anos. A decisão ocorre num momento em que Tóquio negocia condições de um acordo de livre comércio com 11 outras nações. O pacto visa a eliminar as tarifas entre os membros do grupo e provavelmente resultará na diminuição dos mecanismos de proteção ao produtor e na entrada de arroz importado a preços mais baixos.

'Assim que as importações mais baratas começarem a entrar no Japão, o preço do arroz normal vai cair ainda mais', explicou Furutaki. 'Nós teremos que encontrar compradores que buscam produtos de qualidade que oferecemos', afirmou o produtor de 63 anos. Ele e seus vizinhos têm trabalhado para melhorar a qualidade do arroz produzido e, em 2011, ganharam um campeonato nacional do arroz mais saboroso.

A maioria dos agricultores, incluindo Furutaki, se opõe ao término do sistema de conceder subsídios para cumprimento de cotas de produção, destinados a impedir uma queda dos preços domésticos da commodity. A iniciativa é uma drástica mudança de curso para o Partido Liberal Democrático de Shinzo Abe, que dependeu dos votos do setor agrícola para se manter no poder. Fonte: Dow Jones Newswires.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet