Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Preço baixo do milho desestimula plantio do grão em Goiás

Os agricultores de Jataí, em Goiás, que têm tradição de plantar milho na safra de verão, estão mudando de estratégia. O preço baixo do grão fez muita gente optar pela soja.


José Bagestão já chegou a plantar 70 hectares do grão, mas este ano seguiu o caminho de muitos outros agricultores e destinou quase toda a área da propriedade para a soja, que tem um preço bem melhor, de R$ 65 a saca de 60 quilos.

O milho na propriedade dele ocupa somente 5 hectares e a produção será apenas para consumo na fazenda.

O milho está tão em baixa que só quem não tem alternativa está optando pelo grão. Osvino Sandri, por exemplo, precisava fazer a rotação de cultura na propriedade. Plantou 220 hectares, 50% mais que na safra de 2012, e está sentindo dificuldade em vender a produção, que deve ser colhida em março.

Apesar da redução de 20% na área plantada com milho, Goiás ainda é o principal produtor do Centro-Oeste nesta época do ano. O estado deve colher cerca de 1,5 milhão de toneladas, mesmo com a diminuição na área plantada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Flávio Faedo, presidente da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), fala sobre a expectativa de reação nos preços.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet