Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Chuva prejudica produtores de frutas da zona rural do Espírito Santo

Há uma semana, o estado do Espírito Santo enfrenta fortes chuvas. Rios transbordaram e alagaram vários municípios. Na zona rural, o prejuízo é grande, principalmente para quem produz frutas e precisa escoar a safra.


No sítio de Geruzete Silveira, a água tomou conta da propriedade. A produtora de frutas de Iconha sente as perdas no bolso – muitos maracujás já estão sendo descartados. “Não temos como levar, devidos às chuvas, as estradas estão péssimas e não tem como o caminhão passar. Vai ser tudo perdido”, lamenta.

O polo de acerola, que envolve cerca de 200 famílias, também foi afetado. De acordo com Fábio Lopes, coordenador regional do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o maior problema é para escoar a produção.

Em Iconha, a chuva dos últimos sete dias deixou a vida do produtor mais difícil. A pecuária leiteira também sofre os efeitos da chuva. Com menos alimento disponível por causa dos pastos alagados, as vacas estão produzindo menos leite. Muitos rebanhos recorrem às áreas mais altas para conseguir capim.

O Vale do Orobó, onde fazem parte quatro municípios, inclusive Piúma, é um dos mais afetados.

Três pessoas morreram em consequência dos temporais e 18 mil estão em abrigos improvisados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet