Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Clima prejudica desenvolvimento e produção do maracujá em SP

Agricultores de São Paulo iniciaram a colheita do maracujá. Em Mariápolis, a produção vai ser um pouco menor que a da safra passada. O clima prejudicou o desenvolvimento dos frutos.


Em uma área de mais de 2 mil hectares, no município de Mariápolis, interior de São Paulo, Gilberto Pornachin cultiva 1,5 mil pés de maracujá.

No auge da safra, cada planta chega a produzir três caixas de 12 quilos da fruta, só que a produção deste ano trouxe preocupação para o agricultor. “Temos muita variação de clima, a temperatura está oscilando demais. (...) Estou prevendo perda na lavoura de 30%, mais ou menos”, diz.

Outro fator que prejudicou a safra do maracujá foi a incidência de um vírus nos pomares, que contribuiu para a queda da produtividade.

Em outra propriedade, também em Mariápolis, os prejuízos já apareceram, alguns frutos caíram do pé antes do tempo.

Com 320 pés de maracujá plantados em meio hectare, Antônio Santana diz que a falta de chuva e o vento prejudicaram a floração deste ano. Mesmo assim, o agricultor está otimista com a safra.

Tudo o que é produzido tem comprador garantido e o fruticultor acredita que o valor de negociação pode aumentar nos próximos dias. Hoje a caixa de 40 quilos está sendo vendida, em média, por R$ 40.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet