Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

FDA revisará regras de segurança alimentar para frutas e vegetais

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) informou na noite desta quinta-feira, 19, que formulará novas regras de segurança alimentar para frutas e vegetais, depois que sua primeira proposta desagradou grupos de produtores e membros do Congresso dos EUA.


A entidade revelou que fará revisões significativas nas normas, que fazem parte do que a agência classifica como a maior reforma da supervisão de segurança alimentar do governo norte-americano em 70 anos. As regras, exigidas nos termos do Ato de Modernização de Segurança Alimentar de 2011, visam a minimizar o risco de contaminação de frutas e vegetais in natura nas plantações ou durante o processamento.

A proposta inicial da FDA, divulgada em janeiro, foi criticada por agricultores de pequeno porte, que argumentam que as regras eram onerosas, não refletiam a ciência existente e poderiam tirar alguns deles do mercado. Os grandes produtores, por sua vez, alegam que as exigências abrem muitas exceções aos menores.

Uma das normas fortemente criticadas pelos pequenos agricultores é a que exige que a água usada para cultivado seja testada e tratada uma vez por semana, a fim de garantir que esteja livre de Salmonella ou outra bactéria. Em novembro, aproximadamente 75 membros do Congresso escreveram à comissária da FDA, Margaret Hamburg, pedindo que a administração encaminhe uma segunda versão. Os parlamentares temem que os requisitos 'forcem produtores e processadores a fechar as operações'.

Ontem, a agência declarou que a nova proposta deve incluir provisões revisadas para padrões de qualidade e teste da água. A FDA informou, ainda, que também planeja novas regras para uso de esterco e compostos nas plantações, entre outras mudanças.

'Acreditamos que essa decisão de mudar as regras propostas - em resposta à consideração cuidadosa de muitas pessoas envolvidas no fornecimento de comida - é essencial para cumprir o compromisso de fazê-los seguir o caminho certo', comentou Michael Taylor, vice-comissário do FDA, em comentário no blog da agência.

Vários grupos de agricultores ficaram satisfeitos com o anúncio. 'Essa é uma boa medida, e nós apreciamos a disposição da agência de continuar o diálogo', afirmou Roger Noonan, presidente do Sindicato de Produtores de New England. 'Mas ainda precisamos saber como a ciência evoluirá e o impacto econômico associado a essas mudanças.'

A FDA pretende entregar a proposta revisada no começo do próximo verão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet