Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

No Ano da Agricultura Familiar, produtores pedem melhorias no setor

José Francisco de Oliveira deixou o plantio de fumo há 20 anos para diversificar a produção na área de oito hectares na comunidade Pé Leve Velho, na zona rural de Arapiraca, agreste alagoano.


Hoje ele tem acerola, coqueiro, plantio de pimentão com irrigação por gotejamento. No caso das goiabas, a irrigação é pelo sistema de aspersão. José tem 70 anos e recebe ajuda do filho.

Em outra área de um hectare, a produção é de coentro e alface. A família de João Paulo Silva trabalha todo dia para mandar 30 caixas de hortaliças para Maceió. Esposa e filho têm papel importante neste serviço.

2014 foi declarado o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Junto com governos e entidades ligadas ao setor, o objetivo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação é identificar formas de beneficiar pequenos produtores espalhados pelo mundo inteiro.

Segundo censo agropecuário realizado em 2006, o mais recente produzido no país, 70% da produção nacional de alimentos vem da agricultura familiar. Em Alagoas, a previsão é de que os investimentos para favorecer os pequenos produtores comecem a ser feitos a partir de fevereiro deste ano.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o objetivo do Ano Internacional da Agricultura Familiar é estimular as políticas agrícolas, ambientais e sociais no país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet