Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Unica: moagem de cana no Centro-Sul bate recorde de 594 mi de t

As unidades produtoras do Centro-Sul do Brasil processaram, no acumulado da safra até a segunda quinzena de dezembro, um recorde histórico de 594,10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O volume é 11,82% maior que o observado em igual período do ciclo anterior, informou nesta terça-feira, 14, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).


Considerando-se apenas a segunda quinzena de dezembro, a moagem ficou em 5,94 milhões de toneladas (+88,22%). Segundo o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, 'a safra atual está praticamente concluída, já que poucas unidades permanecerão em atividade nas próximas quinzenas, com produção marginal'.

Nos últimos 15 dias de dezembro, 115 usinas registraram moagem, contra 70 computadas na mesma quinzena do ano anterior. Destas 115 unidades, apenas 12 devem continuar em operação em janeiro.

A produtividade agrícola no mês passado ficou em 73 toneladas de cana por hectare, conforme dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). No acumulado desde o início da safra 2013/14, em abril, até o final de dezembro, o rendimento médio do canavial colhido atingiu 79,80 toneladas por hectare, alta de 7,4% quando comparado a idêntico período de 2012. Esse aumento porcentual é praticamente igual ao apurado para o Estado de São Paulo, onde a produtividade agrícola acumulada alcançou 83,40 toneladas por hectare.

ATR
Na segunda quinzena de dezembro, os níveis de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingiram 132,38 kg por tonelada de cana, 7,07% superior em relação ao verificado em igual quinzena de 2012.

Segundo a Unica, o cálculo deste indicador de ATR, chamado 'ATR produto', se dá a partir do volume de cana processada e das produções de etanol e de açúcar, tomando-se certas premissas relativas às perdas industriais e às eficiências de fermentação e de destilação. Diante desta metodologia de cálculo e considerando que várias unidades encerraram esta safra no decorrer da segunda quinzena de dezembro, houve um descompasso entre a quantidade de matéria-prima moída e o respectivo montante de produtos fabricados. Especificamente, este montante de produtos (etanol e açúcar) em fabricação não obteve sua respectiva contrapartida em cana-de-açúcar já processada, elevando artificialmente o índice calculado pela entidade.

No acumulado da safra, a quantidade de ATR somou 133,44 kg/t, 1,64% abaixo daquela registrada na mesma data do ano passado (135,66 kg/t).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet