Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Excesso de calor prejudica a qualidade da couve-flor em SP

Apesar de estarem felizes com a safra de couve-flor, os agricultores de São Paulo temem o calor acima da média que está provocando perdas. Por isso, eles correm para concluir a colheita de verão. A planta se desenvolveu bem e o preço é compensador.


A colheita começa bem cedo em uma propriedade em Piedade, sudeste de São Paulo. A hortaliça, plantada em novembro, está no ponto, com cabeças graúdas e sem manchas. O agricultor Odair Vieira conta que está satisfeito com a qualidade.

A produção este ano deve ser menor porque alguns agricultores resolveram investir em outras culturas. Quem insistiu na couve-flor está ganhando mais, o pé está sendo vendido pelo dobro do ano passado, a R$ 1,60.

Já em Porto Feliz, os produtores não estão tão otimistas. O clima mais quente compromete parte da safra de verão. As temperaturas, que passam dos 30ºC, são as mais altas registradas nos últimos 10 anos.

Roberto Martins planta sete hectares de couve-flor e está acelerando a colheita para não ter prejuízo.

Na roça de Roberto, a preocupação é proteger a cabeça da couve contra o sol. Dá trabalho, mas uma espécie de cabaninha, feita com as próprias folhas, consegue diminuir as perdas. “Mesmo com esse cuidado, as perdas devem ficar em torno de 10 a 15%”, diz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet