Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Famílias no Ceará comemoram a renda extra com a catação de pequi

Milhares de famílias ganham com a catação do pequi, um fruto nativo de várias regiões do Brasil. Na Chapada do Araripe, no Ceará, ele é a principal fonte de renda nesta época do ano.


O pequizeiro exige paciência. É preciso esperar o fruto amadurecer e cair do pé. Só aí é feita a catação. A diferença entre o pequi verde e o maduro pode ser vista na hora de abrir o fruto, 'rolar' o pequi, como dizem os catadores. Se está maduro, é fácil de tirar o caroço. O pequi verde não abre direito.

Na Chapada do Araripe, no sul do Ceará, a coleta começou. É preciso ter cuidado para consumir. A polpa, que é a parte comestível, é cheia de pequenos espinhos, difíceis de serem vistos. Por isso, as pessoas costumam roer o pequi.
Em 2014, o preço do pequi está mais alto. A expectativa é que a produção deste ano seja 20% menor que a anterior. O valor subiu certa de 10% em relação à 2013.

Nessa época, o fruto vira ingrediente obrigatório na dieta dos sertanejos. No almoço da família de Antônio da Hora, agricultor na Chapada do Araripe, tem arroz, feijão e pequi, substituindo a carne. Roer pequi é costume que se aprende quando criança.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet