Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Agricultores do CE recebem o dinheiro do seguro Garantia-Safra

Agricultores cearenses, que tiveram mais de 50% de perda nas lavouras por causa da estiagem no ano passado, estão recebendo o dinheiro do Garantia-Safra, seguro agrícola do Governo Federal. E eles já pensam em renovar o seguro com medo de mais um ano sem produção.


No Ceará, 42 municípios serão beneficiados. Os agricultores recebem cinco parcelas de R$ 155 por mês e o Governo Federal deu a garantia de uma parcela a mais em abril.

O Garantia-Safra é alternativa de renda para quem perdeu mais da metade da lavoura por causa da seca. O agricultor Luís Paes de Andrade conta que chegou a perder 80% de tudo o que plantou.

Além de pessoas recebendo a parcela, em uma lotérica de Brejo Santo muitos estão pagando o boleto que garante o seguro agrícola neste ano. Em 2014, houve um aumento na adesão ao seguro neste município, sinal de que os agricultores não esperam um ano muito bom.

O valor de R$ 12,75, pago pelo agricultor, dá direito ao benefício, mas os municípios e o estado também têm que pagar as taxas de adesão.

O gerente da Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, diz que o Garantia-Safra ajuda a manter o agricultor no campo, mas dois anos de seca prolongada têm feito a lavoura encolher. “Em 2010 foram plantados no Cariri Leste 86 mil hectares de milho e feijão. Este ano está previsto plantar 32 mil e acho que nem isso será plantado por causa do clima que a gente espera”, diz José Dias Ferreira.

No Ceará, o prazo para inscrição no programa termina na sexta-feira (31).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet