Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Com produção maior, preço do feijão preocupa agricultores do PR

Está chegando ao fim a colheita da safra das águas do feijão preto. Nos campos de Prudentópolis, região central do Paraná, restam poucos pés de feijão. A colheita está quase terminando no município, que é o principal produtor de feijão preto do país. A produtividade melhorou em relação ao ano passado. Em todo o estado, a produção deve ficar 40% acima do registrado no mesmo período do ano passado.


A área de plantio teve um crescimento de 12% em relação a última safra das águas. Com uma produtividade que também está maior, a produção total deve subir de 330 mil toneladas para mais de 430 mil toneladas, somando o feijão preto e o carioca.

O que preocupa os produtores é o preço que, embora esteja melhor que no ano passado, vem caindo nos últimos meses.
Sérgio Rossa, que chegou a receber R$ 150 pela saca de feijão preto em novembro, agora diz que não consegue vender por mais de R$ 125. “A gente vai tentar segurar mais um pouco para ver se dá uma melhorada e sobra um pouco para a gente, porque por enquanto a gente só paga as contas e fica por aí”, diz.

A maior oferta do produto puxou o preço para baixo. Mesmo assim, os produtores estão confiantes. "Isso não desmotiva o agricultor a plantar, ele continua plantando a safrinha, que também deve ter aumento em relação à safra passada, de 20% a 30%. E a produtividade deve ser boa", explica Divo Batista, técnico agrícola da Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet