Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Desde novembro

Incra certifica mais de mil imóveis pelo novo sistema digital e Famato comemora agilidade inédita

05 Fev 2014 - 16:41

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Mais de mil imóveis rurais – 1,324 exatamente – foram certificados pelo novo sistema do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em operação desde novembro de 2013. Digital, o Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) está trazendo uma agilidade inédita ao processo.


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) comemora a rapidez do novo sistema. A entidade acompanhou o processo de implantação do Sigef e informa que considera o número de imóveis certificados até agora um grande avanço no processo de georreferenciamento.

Leia também:
Setor de Georreferenciamento de Imóveis Rurais deverá crescer em 2014
GTS irá desenvolver nova agenda de trabalho em prol da sustentabilidade da soja na Amazônia

"Em apenas dois meses já tivemos mais de mil imóveis rurais certificados e a tendência é que este número aumente ainda mais. Antes, o processo era feito de maneira manual e levava meses para ser concluído. Acompanhamos todo o processo de implantação do sistema e estamos muito contentes com os resultados", destacou o presidente da Famato, Rui Prado, através de sua assessoria.

Mato Grosso, Goiás, Tocantins e São Paulo são os campeões em número de imóveis certificados. Juntos, detêm 47% do total (2,9 mil imóveis). Em área, Pará, Mato Grosso e Tocantins estão à frente, com 37% do total de hectares certificados (2,2 milhões de hectares).

Orientações ao produtor

A Famato orienta aos produtores rurais de Mato Grosso que fiquem atentos na hora da contratação do responsável para realizar o georreferencimanento. Segundo o Analista de Assuntos Fundiários do Núcleo Técnico da Famato, Lino Lopes, é importante verificar se o responsável técnico para executar o trabalho é credenciado no Incra por meio do Código do Incra do Profissional no site do SIGEF (https://sigef.incra.gov.br/consultar/credenciados/).

Além disso, é necessário avaliar se o técnico é credenciado ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), para os requerimentos de Certidões e Regularização. "Aos produtores que aguardam a certificação, cujo pedido foi feito conforme as orientações da 2ª norma, uma dica é solicitar a certificação pelo sistema online e em seguida pedir o arquivamento do processo manual no Incra", informa Lopes.

A exigência da certificação das informações georreferenciadas dos limites do imóvel é válida para as propriedades com área acima de 250 hectares. Nos casos de desmembramento, parcelamento ou remembramento de imóveis rurais, a identificação do imóvel é obtida a partir de memorial descritivo (georreferenciamento), assinado por profissional habilitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), contendo as coordenadas dos vértices definidores dos limites dos imóveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro e com precisão posicional a ser fixada pelo Incra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet