Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Cultivo da manga ganha espaço em meio ao cerrado de Goiás

O cultivo da manga está ganhando espaço no cerrado goiano. Muitos agricultores resolveram investir na fruta e estão surpresos com a produtividade dos pomares.


Mil pés de manga foram plantados há quatro anos em uma fazenda em Cristalina, leste de Goiás. É a primeira vez que um produtor da região investe na fruta.

Germano Cadamuro conseguiu na primeira colheita 31 toneladas da fruta, que está sendo vendida em supermercados de Goiás e Brasília.

Na região central do estado, produtores de Hidrolândia também plantaram três mil pés. No começo, o investimento foi considerado de risco. A variedade palmer foi a que melhor se adaptou ao clima do cerrado goiano.

O pomar começou a ser formado há cinco anos e em 2013 já estava produzindo. A produtividade foi tão grande que os funcionários precisam colocar escoras para as galhas não quebrarem.

A produtividade da manga no cerrado está surpreendendo até mesmo os técnicos que acompanham a formação do pomar. "Para chegar nesta produtividade, esta planta levaria oito anos e ela está com cinco. Hoje a produção aqui é de cinco caixas por planta", explica o agrônomo Rui Guimarães.

Para os trabalhadores rurais, a manga agora representa uma nova atividade. Maria José Rodrigues estava acostumada com o cultivo da laranja. Mudou a fruta e mudou também a forma de trabalhar. “Ver este pomar carregado é uma maravilha e significa trabalho para a gente”, comemora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet