Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Previsão de safra da Conab sinaliza problemas da falta de chuva

A quinta pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra de grãos 2013/14, realizada entre de 20 a 24 de janeiro e divulgada nesta terça-feira, já sinalizava possíveis problemas de falta de chuva em algumas áreas produtoras. Em Goiás, 'no sul e leste do Estado, houve regiões com longos períodos de estiagem, que podem acarretar em redução na produtividade dos grãos', informam os técnicos.


Na região do Matopiba (sul do Maranhão, leste do Tocantins, sudoeste do Piauí e oeste da Bahia) 'há possíveis problemas por falta de chuva na Bahia e Piauí, para o milho e a soja, que se encontram em floração. No Maranhão e Tocantins, as chuvas estão suprindo as necessidades das lavouras'.

Na Região Sul, informa a Conab, as chuvas foram favoráveis em janeiro. No entanto, principalmente no Paraná, 'as altas temperaturas e a irregularidade das precipitações têm preocupado produtores, pois grande parte das lavouras ainda está em estágios críticos', comentam os técnicos.

Em janeiro, a situação climática foi favorável no Mato Grosso, principal Estado produtor de soja, em virtude do bom nível de chuvas. No entanto, o excesso de água pode estar provocando atrasos na colheita da soja e no plantio do milho e algodão segunda safras no oeste e centro-oeste do Estado.

No Mato Grosso do Sul, as chuvas também foram favoráveis, porém há regiões que apresentaram redução na produtividade por causa da estiagem ocorrida em dezembro. Em Minas Gerais, houve uma alteração do cenário de dezembro, quando as chuvas foram abundantes. Em janeiro, as precipitações se concentraram nas regiões sul, no Triângulo Mineiro e em parte do noroeste. Em São Paulo, é a região centro-oeste do Estado que está apresentando as menores precipitações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet