Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Conab prevê redução de 6,2% da primeira safra de milho em 2013/14

A produção brasileira de milho na primeira safra deverá alcançar 32,636 milhões de toneladas em 2013/14, representando queda de 6,2% em relação ao período anterior (34,806 mi de toneladas). O dado faz parte da quinta pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 2013/14, e considera produtividade média para a lavoura de 5.053 kg/ha.


Segundo a Conab, as ocorrências de pragas, especialmente a Helicoverpa armigera e a falsa medideira, 'estão sendo consideradas dentro de um quadro de normalidade para as fases da cultura na maioria das regiões do País'.

A Região Centro-Oeste apresentou a maior redução na estimativa de área com milho primeira safra (-22,6% em relação ao ano passado). Em Goiás, especialmente nos importantes municípios produtores de Jataí e Rio Verde, 'as condições climáticas desfavoráveis coincidindo com a fase reprodutiva da lavoura (formação e enchimento de grãos), mantiveram a expectativa de produtividade idêntica ao do ano passado (7.633 kg/ha), para uma lavoura com potencial acima de 8.000 kg/ha, de média', diz a Conab.

Com relação ao plantio da segunda safra, as atividades começam, de forma ainda incipiente, nas principais regiões produtoras do País. De acordo com a Conab, as estimativas 'refletem ainda um forte grau de incerteza, motivado pelas alternativas que o mercado atualmente disponibiliza para avaliação do setor produtivo, coincidindo com o plantio, relacionado às elevações internas e externas das cotações do algodão, ao bom desempenho, tanto da produção, quanto da comercialização do trigo e por que não dizer, de um leve suporte apresentado recentemente pelo setor de milho, respaldado pelas exportações que tiveram influência positiva nas valorizações ocorridas com o dólar'.

Além do indicativo de forte retração na área plantada, está também prevista uma redução na utilização do pacote tecnológico de produção. Com essas expectativas iniciais de redução na área e produtividade, a produção de milho segunda safra em 2013/14 indica uma redução de 7,2%, variando de 46,430 milhões de toneladas em 2012/13 para atuais 42,829 milhões de toneladas.

Somando-se as duas safras, a produção total de milho em 2013/14 deve alcançar 75,466 milhões de toneladas, representando queda de 6,8% em comparação com 80,935 milhões de toneladas em 2012/13.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet