Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Pesquisadora mostra produção de conhecimento com agricultores familiares

Em 40 anos de estudos sobre a agricultura familiar, a pesquisadora Magda Zanoni desenvolveu pesquisas que aliavam a produção de conhecimento acadêmico à elaboração de respostas às demandas do campo. Ela contará sua experiência e mostrara resultados de seu trabalho no 11º Momento de Intercâmbio que o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) promoverá na quinta-feira (13), a partir das 9 horas, em parceria com o MDA.


“Quando estava na Universidade de Paris I – Sorbonne participei de dois grandes projetos no Brasil. Um deles em com pescadores e agricultores de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, e outro com pequenos produtores rurais do Sul do Rio Grande do Sul. Em ambos, a produção de conhecimento mútuo resultou em respostas às demandas destas populações”, comenta Magda, que é consultora do IICA no Nead.

Ela é autora de diversos títulos pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do MDA, como Transgênicos para quem?, Biossegurança e o Princípio da Precaução e Plantas geneticamente modificadas – riscos e incertezas. Em novembro, foi homenageada na Semana da Solidariedade Internacional, realizada na capital francesa. “No Brasil ela observa que, nos últimos anos, houve grande avanço nas políticas voltadas aos agricultores familiares e às populações tradicionais”, disse na época.

Carreira internacional

A professora Magda Zanoni é pesquisadora do Laboratório de Dinâmicas Sociais e Recomposição de Espaços (Ladys), da Universidade de Paris Ouest Nanterre La Defense. Graduada em Ciências Naturais e Ciências Biológicas e Geológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exilou-se na França durante a ditadura militar brasileira. Estudou nas universidades Paris Sud-Orsay e Universidade Paris I – Sorbonne e lecionou nas Universidades de Paris VII e VIII. Além do estudo no Paraná e no Rio Grande do Sul, ela também pesquisou tema referentes à reforma agrária em Portugal.

No evento, que será realizado na sede do IICA em Brasília, ela apresentará trabalhos desenvolvidos em universidades que criaram alternativas à agricultura intensiva e os casos em que houve mudanças nas relações entre pesquisadores e comunidades. “Vou tratar também de casos de organização autônoma de agricultores construída por eles mesmos numa prática pedagógica sui generis. São experiências em que eles mesmos construíram a formação, a educação e, de certa maneira, pesquisas que contemplassem as necessidades da vida rural”, anuncia.

Momento de Intercâmbio

O Momento de Intercâmbio do IICA faz parte de um ciclo realizado pelo Instituto desde 2011, e chega à sua 11ª edição, a primeira de 2014, ano em que o IICA comemora 50 anos de presença no Brasil. Em cada edição, um convidado compartilha experiência em projetos de interesse da cooperação técnica para a agricultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet