Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Em SP, ataque de pássaros provoca prejuízos em lavouras de arroz

O ataque de pássaros está provocando prejuízo em lavouras de arroz do Vale do Paranapanema, em São Paulo. Os agricultores fazem de tudo para espantar as aves. Eles são pequenos, mas capazes de fazer um estrago e tanto.

Os pássaros de coloração escura, chamados de chupins, estão causando muito estrago nas lavouras dos produtores de arroz de Tarumã, no Vale do Paranapanema. O que para as aves é uma farta fonte de alimentos, para o agricultor significa prejuízo.

Aos poucos, elas vão se juntando e, em bandos, atacam toda a plantação. As aves comem os grãos de arroz e a diferença entre uma planta que serviu de alimento para os pássaros para uma que não foi atacada é nítida.

Os chupins já estragaram plantações de vários produtores. Quase 200 hectares foram prejudicados. Por conta da invasão dos pássaros, os produtores acreditam que vão colher 200 sacas por hectare, ou seja, a metade do esperado.

Para tentar afugentar os pássaros, os produtores estão gastando até R$ 2 mil por safra com rojões.

De acordo com a bióloga Edislane Barreiros, a grande oferta de alimentos somada ao desmatamento de áreas da região para o plantio de grãos e de cana-de-açúcar contribuíram para o desequilíbrio ambiental. O aumento da população de chupins também pode estar relacionado à uma característica específica da ave de não fazer ninhos e usar outros como hospedeiros para seus ovos.

O chupim também é conhecido, em outras regiões, como pássaro preto e papa-arroz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet