Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Menos produtividade

Chuva demais compromete bom desenvolvimento do milho em regiões de Mato Grosso

27 Mar 2014 - 10:40

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Chuva demais compromete bom desenvolvimento do milho em regiões de Mato Grosso
O excesso de chuva em algumas regiões de Mato Grosso continua a causar preocupação aos produtores rurais do Estado. Depois das perdas e avarias na soja, agora o milho passa a ser alvo.


De acordo com informações divulgadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), um dos problemas é que o excesso de chuva tem atrapalhado a aplicação de adubos nitrogenados, que ajudam na nutrição da planta e, consequentemente, no enchimento de grão.

Leia também:
Agricultura empresarial contrata R$ 107 bilhões em oito meses no plano safra
FPA pede ajuda de ministro para derrubar proibição do plantio de cana em Mato Grosso

“A grande quantidade de chuva, que continua, não deixa que o adubo trabalhe com eficácia na planta, devido à capacidade de volatilização que apresenta”, explica o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

A associação também informa que, segundo relato do produtor Silvesio de Oliveira, de Tapurah, o excesso de chuva na segunda quinzena de fevereiro comprometeu o que havia sido plantado na primeira, além de ter adiado para março o restante do plantio, que ficou fora da janela.

Já Emerson Zancanaro, de Nova Mutum, descreve que as lavouras estão com aspecto amarelado e a projeção é de uma queda de produtividade do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet