Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

sanidade vegetal

Neri Geller assina erradicação da praga Cydia Pomonella que ataca lavouras de maçã

Foto: Reprodução / Clicrbs

Último registro da mariposa foi feito em novembro de 2011

Último registro da mariposa foi feito em novembro de 2011

O Ministério da Agricultura declarou erradicada a praga Cydia Pomonella, conhecida como lagarta da maçã. O ato foi assinado pelo ministro Neri Geller nesta segunda-feira (05) na Estação Experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Vacaria (RS) e contou com a presença de autoridades locais e produtores rurais.


Segundo informações do Mapa, a praga é o alvo do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella, que capturou mais de 20 mil exemplares da praga por meio da instalação de cerca de 10 mil armadilhas. No total, cerca de 100 mil plantas hospedeiras foram erradicadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Estados que representam 95% da produção nacional de maçã.

Leia também
Clima adia colheita da maçã no RS e produtores esperam preço mais alto
Seis municípios recebem treinamento contra pragas e doenças do algodão durante o mês de fevereiro

A partir de agora, o Mapa deverá revisar os requisitos fitossanitários de importação aos países exportadores de produtos considerados hospedeiros da praga e elaborar o plano de contingência. Além disso, serão tomadas medidas necessárias à manutenção do reconhecimento como praga erradicada do País.

De acordo com o ministro, a erradicação tem relevância para o país. “Por ser uma praga severa, que atinge diversos países, como Uruguai, Estados Unidos e Argentina, esta é uma conquista importante da defesa sanitária vegetal brasileira”, afirmou.

A praga foi detectada no território nacional pela primeira vez em 1991 e a última captura ocorreu em novembro de 2011. Segundo a Convenção Internacional para a Proteção de Vegetais (CIPV), as áreas produtivas podem ser declaradas livres da praga depois de dois anos da última ocorrência identificada. 

O Mapa liberou no início deste mês R$ 1,2 milhão para o combate à Cydia Pomonella, mariposa que ataca culturas de maçã.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet