Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

PR: Campanha quer incentivar o controle de agrotóxicos

Entendendo a necessidade de conscientizar os produtores de soja, sobre o uso adequado de agrotóxicos nas lavouras. Entidades ligadas ao setor agrícola, da microrregião de Dois Vizinhos, reuniram se para traçar estratégias, para uma campanha de controle do uso de agrotóxicos nas lavouras dos municípios.


Estão envolvidas na iniciativa desde as secretarias municipais de agricultura dos sete municípios que integram a microrregião, bem como a Emater, Seab, universidades, sindicatos, associações e revendas de agrotóxicos.

Valdir Koch, gerente regional da Emater em Dois Vizinhos, explicou que as entidades se reuniram para montar uma estratégia regional, mas cada município também será responsável pela sua programação, visando informar e conscientizar os seus produtores.

Suporte prático

Como forma de dar suporte aos municípios neste trabalho, ele informou que estão sendo instalados coletores de esporos da ferrugem asiática na soja. Esses coletores são equipamentos que servem para coletar e identificar o fungo, antes que ele apareça ou infecte a lavoura de soja. Assim, o produtor precisa aplicar o fungicida somente no momento em que detectar a presença do fungo, já que ele aparece primeiro no coletor e depois na lavoura.

Essa iniciativa começou no ano passado, na última semana do mês de dezembro em São Jorge do Oeste, Salto do Lontra e Dois vizinhos, onde foram instalados três coletores. É um projeto realizado em parceria com o Emater e desenvolvido pelo curso de Agronomia da Unisep. O projeto é uma das linhas de frente da Campanha "Plante seu futuro", realizada em todo o Estado do Paraná por entidades e empresas ligadas ao agronegócio estadual.

De acordo com Koch, todos os sete municípios receberão os coletores, conforme a necessidade de cada um. Assim, as municipalidades que possuem maior área de lavoura de soja terão direito a receber um número maior de coletores. Contudo, cada município receberá no mínimo três e no máximo seis. Além dos coletores, ele informou que serão distribuídos panos de batida, outra alternativa para a identificação de pragas na lavoura de soja, que inclusive é aprovada pela Embrapa.

Koch explicou que os técnicos serão as referências dos produtores nesta campanha, pois são os responsáveis por orientá-los sobre quando é necessário ou não usar agrotóxico nas lavouras. E é com essas alternativas entregues aos municípios, que isso será possível. “É preciso dar condições para os técnicos terem um diagnóstico preciso e poder dizer ao produtor se é necessária ou não a aplicação de inseticida ou fungicida”, salientou.

O gerente da regional da Emater mencionou que muitas vezes os produtores usam os agrotóxicos sem realmente ser necessário. Por isso é preciso conscientizá-los. “Essa é uma campanha para reduzir o uso abusivo dos agrotóxicos. Então o nosso objetivo geral é sensibilizar o agricultor e as próprias empresas, que vendem os agrotóxicos e os técnicos, da importância de diminuir o uso desses produtos”, comentou.

Além dos danos à saúde que o uso abusivo de agrotóxicos pode trazer às pessoas. O custo da produção, quando se faz o uso elevado desses produtos torna se maior. Podendo, caso ocorra uma queda no preço do grão, até inviabilizar o plantio da cultura da soja para o produtor.

“Nós não somos contra o uso do agrotóxico, mas nós queremos que o nosso produtor utilize no momento certo”, argumentou o gerente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet