Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Chuvas atrasam o início do plantio do trigo no Rio Grande do Sul

A chuva dos últimos dias deixou o solo encharcado em boa parte do Rio Grande do Sul e isso impediu o plantio do trigo. Os agricultores esperam uma mudança no tempo para iniciar os trabalhos no campo.


Na propriedade do agricultor Volmir Stauber, do município de Não-Me-Toque, região norte do Rio Grande do Sul, as sementes de trigo continuam armazenadas. As máquinas não conseguem entrar na lavoura por causa das chuvas dos últimos dias.

A orientação dos agrônomos é para que os agricultores atrasem mesmo o plantio. “É importante para haver um contato entre solo e semente. Aqui em Não-Me-Toque, devido ao solo ser bastante argiloso, leva uns dias a mais”, explica Vinicius Toso, agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

De acordo com a Emater, 90% da produção de trigo do país fica na região Sul e o Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais produz, perde apenas para o Paraná.

O trigo é uma das principais culturas de inverno do Rio Grande do Sul e deve ocupar pouco mais de 1 milhão de hectares nesta safra.

Este ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira deve chegar a 6,8 milhões de toneladas, 24% a mais que na safra passada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet