Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Exposição mostra lixo coletado em área de preservação na Embrapa

Na última terça feira, dia 3, a Embrapa Agrossilvipastoril abriu em seu Centro Cultural a Mostra de Resíduos Sólidos. A exposição, feita com lixo coletado em uma área de preservação permanente (APP), faz parte das atividades da Semana Nacional de Meio Ambiente, promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


A mostra expõe resíduos como peças de implementos agrícolas, embalagens de agroquímicos, garrafas de vidro, pneus, latas, entre outros materiais. Textos informativos mostram o tempo de decomposição e os riscos que cada material representa ao meio ambiente.

A montagem da exposição foi feita a partir de um mutirão de limpeza realizado no mês passado na APP da Embrapa Agrossilvipastoril, em parceria com os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Senai. O lixo retirado já estava no local antes da instalação do centro de pesquisa. Fotos da limpeza também compõe a mostra.

De acordo com a supervisora de Comunicação da Embrapa Agrossilvipastoril, Ana Cristina dos Santos, a mostra tem o objetivo de promover a conscientização ambiental dos visitantes e de ressaltar a necessidade de se dar o destino correto ao lixo.

Os primeiros a visitarem a exposição foram cerca de 130 estudantes, de 10 a 12 anos, de duas escolas públicas de Sinop.

“Eu acho que as pessoas daquela época não tinham consciência de que jogar o lixo na floresta poderia trazer tantas coisas ruins para a gente”, comentou a estudante Maria Eduarda Schimit, de 11 anos.

“A exposição ajuda muito na conscientização, porque tem muita gente que não pensa e fica jogando lixo e poluindo”, acrescentou Bruna Caroline Sauer, de 12 anos.

Educação ambiental

Além de conhecerem a Mostra de Resíduos Sólidos, os estudantes que visitaram a Embrapa participaram de uma palestra ministrada pelo pesquisador Eduardo Matos sobre mudança do clima, assunto escolhido como o tema da Semana do Meio Ambiente deste ano em Sinop.

Logo após, as crianças conheceram a trilha ecológica da Embrapa e o sistema agroflorestal, um dos sistemas produtivos pesquisados na Unidade.

De acordo com a professora da escola municipal Jurandir Liberino de Mesquita, Maria Rosália da Silva, as atividades complementaram um trabalho já desenvolvido em sala de aula sobre a preservação do meio ambiente.

“Nosso projeto coincidiu com a Semana de Meio Ambiente do município e possibilitou que estivéssemos aqui confraternizando. É um momento prazeroso, a palestra, o passeio pelo sítio tecnológico e a trilha. Para os alunos, isso só vem a enriquecer aquilo que estão vendo em sala de aula”, comentou.

A programação da Semana do Meio Ambiente em Sinop teve início no dia 2 e segue até o dia 8 de junho.

Sítio Tecnológico

Por meio do projeto do Sítio Tecnológico, a Embrapa Agrossilvipastoril desenvolve durante todo o ano atividades destinadas ao público infantil. Grupos de estudantes visitam o centro de pesquisa, onde percorrem as trilhas ecológica e tecnológica. No roteiro aprendem sobre a pesquisa agropecuária, as tecnologias sustentáveis de produção e sobre a preservação do meio ambiente.

Escolas podem agendar as visitas no endereço www.embrapa.br/agrossilvipastoril/sitio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet