Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Produtores de quiabo enfrentam problemas com fungos em GO

As lavouras de quiabo em Nova Veneza, o município que mais produz hortaliças em Goiás, estão sofrendo com o oídio. O fungo causador dessa doença, seca as plantas e impede o crescimento dos frutos.


Em uma única área, a produção de quiabo caiu de 3 mil caixas para 120 caixas por semana. A redução na produtividade das plantas vem ocorrendo de três anos para cá, segundo o agricultor Marcos José Oliveira. Ele conta que o ataque do fungo oídio nas lavouras está comprometendo a atividade.

Em outra lavoura que foi plantada há 80 dias, olhando superficialmente parece que a planta está sadia, mas chegando mais perto, as folhas estão com uma tonalidade cinza e, justamente por isso, os agricultores chamam esse ataque do fungo de "doença da cinza".

O fungicida não está conseguindo controlar a doença. “Você faz a aplicação hoje e daqui a oito dias, está tudo atacado de novo”, diz o agricultor Marcos José de Oliveira.
Em Nova Veneza, a produção semanal de quiabo que era de 15 mil caixas, atualmente não passa de 5 mil. Com a oferta menor, os agricultores que mandavam a hortaliça para outros estados, agora só conseguem atender ao mercado local.

A alternativa indicada pelos técnicos para erradicação do problema é a rotação de culturas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet