Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Clima favorece e safra de manga deve ser maior em São Paulo

São boas as perspectivas sobre o desempenho da safra 2014/2015 de manga, em Monte Alto/Taquaritinga (SP). Os produtores afirmam que o volume produzido na próxima temporada deve ser maior que o da safra anterior. O levantamento é do boletim mensal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).


Em alguns pomares as flores abriram em junho, devido ao menor volume produzido na última safra, o florescimento neste ano deve ser favorecido. Além disso, o clima mais frio em São Paulo tem contribuído para o bom desenvolvimento das flores. Com o El Niño atuando no Brasil, a expectativa é de que a formação dos frutos também seja beneficiada. O fenômeno climático atrasa as chuvas no Sudeste no segundo semestre. Outro ponto positivo do El Niño é impactar negativamente na produção peruana. De acordo com a Andina, agência peruana de notícias, as mangueiras foram prejudicadas principalmente durante o processo de indução floral. A temperatura no Peru deve ficar até três graus maior que o normal nos próximos meses, nas principais cidades produtoras de manga. Com isso, as exportações brasileiras podem ser favorecidas.

A previsão de início de colheita da manga tommy em Monte Alto/ Taquaritinga é a partir do final de outubro; e a da palmer, em novembro. Além do mercado interno, as mangas paulistas são destaque nas exportações no segundo semestre, quando são enviadas tanto para os Estados Unidos, quanto para a Europa.

Mosca da fruta preocupa exportadores do Vale

Ameaçados pela incidência da mosca da fruta, produtores de manga do Vale do São Francisco entregaram uma lista de medidas preventivas para o Ministério da Agricultura (Mapa), no início de junho. Dentre as medidas, estão: controle químico, técnicas de manejo da produção, contratação de fiscais sanitários para a região e a criação de um fundo para financiar as ações de controle da praga.

O receio de produtores deve-se, principalmente, ao recente problema enfrentado pela Índia, que teve suas mercadorias banidas pela União Europeia em maio, devido à presença da mosca da fruta. Produtores nordestinos tentam agir rapidamente para não enfrentar as mesmas dificuldades indianas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet