Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Circuito Tecnológico

Raio-X da produção da soja deve apontar real situação da safra

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Raio-X da produção da soja deve apontar real situação da safra
A real situação das lavouras mato-grossenses, diante a um plantio prejudicado pela falta de chuvas, poderá ser conhecida durante o Circuito Tecnológico Etapa Soja, que deverá percorrer cerca de 20 mil quilômetros no Estado. As lavouras do Estado estão há cerca de 10 dias sem ver uma gota d’água, o que levou o plantio a ser paralisado. Entre 20 e 31 de outubro 500 propriedades serão visitadas.


O Circuito Tecnológico Etapa Soja é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Ao todo são oito equipes compostas por técnicos da Aprosoja-MT, Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Embrapa e universidades.

Leia também
MT pode viver crise da safra 2004/2005 em novo ciclo; Plantio está parado

“O Circuito Tecnológico tem como objetivo nos mostrar a realidade da produção de soja em Mato Grosso. Nesta edição ele terá uma importância ainda maior diante o cenário vivido pela falta de chuvas”, comenta o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk.

Conforme o presidente do Senar-MT, Normando Corral, outro ponto de importância do Circuito Tecnológico é o aprendizado que se tira de como o plantio está sendo feito. “Com ele temos aquisição de conhecimento para depois levar este conhecimento a outros produtores”.

Entre os dias 20 e 31 de outubro, explica o analista e gestor do Circuito Tecnológico, Eduardo Vaz, serão percorridas 500 propriedades para a realização de coleta de amostras de sementes e fertilizantes para ver como está a qualidade dos mesmos, bem como a realização de questionários com os produtores.

Entre os pontos a serem trabalhados no questionário está à questão da segurança nas propriedades, diante os constantes roubos e furtos verificados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet