Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Estoque menor de soja nos EUA pode melhorar preços para produtor do Brasil

As exportações norte-americanas da oleaginosa e o esmagamento interno vão aumentar. Com isso, a estimativa de estoques finais recua para 9 milhões de toneladas.



O Usda informou que as exportações deverão atingir 49,23 milhões de toneladas na safra 2014/15, que se encerra em 31 de agosto.

Para o mesmo período, o órgão estima um esmagamento interno de 49,4 milhões de toneladas.

Se os estoques recuarem para 9 milhões de toneladas, representarão apenas 8,8% do consumo. E um volume inferior a 10% é sempre preocupante, afirma Daniele Siqueira, analista da AgRural, de Curitiba.

O cobertor pode começar a ficar curto para o período 2015/16, segundo ela. Com estoques não tão elevados, qualquer problema climático vai gerar um rali nos preços.

Esse cenário ficará mais evidente a partir do próximo mês, quando o Usda já terá divulgado a estimativa de área plantada. Isso deverá ocorrer no dia 30 deste mês.

Um problema climático nos Estados Unidos, o líder mundial de produção de soja, significará melhores preços para o produto brasileiro em 2015/16.

Os norte-americanos estão plantando a soja agora e deverão fazer a colheita em setembro, período em que os brasileiros iniciarão o plantio.

A produção mundial de soja em 2015/16 fica próxima do recorde de 2014/15, quando atingiu 318 milhões de toneladas. As lideranças são de Estados Unidos e Brasil, que deverão colher 105 milhões e 97 milhões de toneladas, respectivamente.

Já a produção de milho, após atingir 1 bilhão de toneladas em 2014/15, tem pequeno recuo em 2015/16. O Usda prevê 989 milhões. Enquanto Estados Unidos e Brasil têm redução na produção, a China atingirá o recorde de 228 milhões de toneladas.

A safra mundial de trigo também terá pouca alteração no período 2015/16. Após ter atingido 726 milhões de toneladas em 2014/15, a produção mundial deverá ficar em 722 milhões na próxima safra, aponta o Usda.

Açúcar As exportações do Brasil devem chegar a 26 milhões de toneladas neste ano, 8% mais do que no ano anterior, segundo estimativa da Safras & Mercado.

Receitas Confirmado esse valor, as receitas com as exportações deverão atingir US$ 11 bilhões, 15% mais do que em 2014.

Safrinha O clima foi favorável e a safrinha de milho deste ano deverá atingir 48 milhões de toneladas na região centro-sul, segundo estimativas da AgRural.

Área Além do clima, a consultoria atribui parte desse aumento a um pequeno aumento de área. Os dados da AgRural para a região centro-sul, somados aos da Conab para o resto do país, apontam para uma safra total de 51 milhões de toneladas no país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet