Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Para agricultura

Ações de defesa sanitária podem ser padronizadas no Centro-Oeste

Foto: Kelly Ventorim/SEPAF-MS

Ações de defesa sanitária podem ser padronizadas no Centro-Oeste
A região Centro-Oeste pode ter os procedimentos na área de defesa sanitária padronizados. A intenção é dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, discutida na última segunda-feira (22) com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Entre os pontos a serem padronizados estão o vazio sanitário da soja e o plantio de soja sobre soja.


A reunião entre os três estados ocorreu no Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi elaborada a 'Carta de Campo Grande', que será levada para o conhecimento de instituições ligadas ao setor produtivo.

Leia mais:

Vazio sanitário começa dia 1º de junho e produtores devem eliminar plantas
Alteração do vazio sanitário deverá impactar na produção de sementes de soja

“Os três Estados têm a base da economia formada pela agricultura e queremos sincronizar algumas ações para promover a produção sustentável das culturas agrícolas, com a redução do uso de agrotóxicos. Se não realizarmos ações conjuntas, medidas isoladas poderão se tornar infrutíferas", destaca o secretário-adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Alexandre Possebon.

Um novo encontro, com data a ser definida, deverá ocorrer em breve. Na ocasião deverão ser definidos alguns pontos/temas tratados na reunião desta segunda-feira (22), como vazio sanitário, plantio de soja sobre soja, calendário do plantio, entre outras diretrizes.

Conforme o presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, Luciano Chiochetta, a harmonização das ações é necessária para a sanidade, uma vez que "as pragas não respeitam fronteiras, especialmente as secas".

Na opinião do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, tal alinhamento entre os três estados "é importante para estabelecer regras iguais, não prejudicando um produtor que está aqui ou do outro lado da fronteira".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet