Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

distribuição

CDA apresenta projeto de instalação de indústria de arroz em Lagoa da Confusão

A reunião ocorreu na sede da Seagro, em Palmas.

A CDA (Companhia de Distribuição Araguaia) apresentou na manhã desta quinta-feira, 25, aos secretários estaduais da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; da Fazenda, Marcelo Olímpio; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, o projeto de construção de uma indústria de beneficiamento, secagem e armazenagem de arroz no município de Lagoa da Confusão, a 220 km da Capital, região Sudoeste do Tocantins. A reunião ocorreu na sede da Seagro, em Palmas.


A companhia informou que se sentiu atraída pela região devido aos investimentos que o Governo do Estado realiza através do Prodoeste (Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste) e que deve incrementar a produção local com a expectativa de produzir 648 mil toneladas de grãos, por meio do sistema de irrigação e subirrigação.

A CDA, que é a segunda maior empresa do segmento no país, já possui duas indústrias no Tocantins, sendo uma em Paraíso e outra em Gurupi. A proposta dos executivos é investir R$ 30 milhões no novo empreendimento, gerando mais de mil empregos diretos e outros três mil indiretos, além do incentivo para aumento da produção local de arroz. Conforme o diretor da CDA, José Nivaldo de Oliveira, a unidade será a maior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. “Nós sabemos muito bem onde estamos, onde queremos chegar e como chegar. Para crescermos precisamos dessa unidade. Já temos um planejamento do que fazer com este produto. Agora com a parceria do Governo do Estado poderemos colocar o Tocantins no mercado de arroz”, ressaltou.

Segundo o projeto de construção, a capacidade de armazenagem e secagem da nova indústria será de cem mil toneladas. A CDA é responsável pela distribuição do arroz e feijão das marcas Tio Jorge, Gol, dentre outras. “Hoje o arroz do Tocantins compete em qualidade com qualquer outro do país, não deixando nada a desejar”, declarou José Nivaldo.

Os empresários discutiram ainda com os secretários formas de incentivos fiscais para a indústria. “É desejo nosso e também do governador Siqueira Campos que novas empresas se instalem no Tocantins, que gerem renda e emprego aos nossos trabalhadores, e contribuam para o desenvolvimento local”, destacou Café.

Participaram ainda da reunião o prefeito de Lagoa da Confusão, Neto Lino (DEM), e o vice-prefeito, Homario Lopes (PSDB).

Arroz

O Tocantins produz cerca de 407 mil toneladas de arroz ao ano, sendo os municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia os maiores produtores, responsáveis por 70% dessa produção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet