Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

reivindicações

Pepe Vargas marca reunião para conversar sobre pauta de reivindicações da Fetraf

Em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, recebeu a pauta de reivindicações da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetraf). A entrega do documento marca o início da IX Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, manifestação do movimento social. Participaram também da cerimônia o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.


Pepe Vargas, após receber a pauta, lembrou que o atual governo sempre ouviu os movimentos sociais na construção de políticas para a agricultura familiar e desta vez não será diferente. “Esse ano completamos 10 anos de Plano Safra da Agricultura Familiar e, nesse período, nós sempre sentamos e conversamos com os movimentos sociais para desenvolver a agricultura familiar”, afirmou.

O ministro agendou com os representantes da Fetraf encontros para debater e trabalhar na pauta antes do lançamento do Plano Safra deste ano, marcado para ocorrer no fim de maio. “Nessas duas semanas, proponho que façamos duas reuniões de trabalho: uma sobre política agrícola e outra sobre agrária. Nesses encontros, nós também vamos definir os diálogos que teremos ao longo do ano”, ressaltou.

A coordenadora-geral da Fetraf, Elisângela Araújo, disse confiar na comitiva do governo federal que vai debater a pauta e garante que a Federação pode ajudar na construção de um rural cada vez mais sustentável. “Nossa pauta colabora muito com o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar nacional.”

As principais reivindicações do movimento social são: seis meses de licença maternidade, manutenção de mulheres e jovens no campo e melhorias no crédito fundiário. Além de Pepe Vargas, os ministros Gilberto Carvalho e Garibaldi Alves também agendaram reuniões de trabalho com o movimento social para as próximas semanas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet