Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

24 de maio

Café pingado com leite, coado, filtrado, espresso, com ou sem creme: hoje é o dia dele

As primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para Belém (PA), em 1727. Hoje, o café é consumido por 95% dos brasileiros com mais dos 15 anos, que bebem ao menos uma xícara por dia. E em homenagem a essa cultura, que já foi a base da economia brasileira por décadas, foi incorporado ao Calendário Brasileiro de Eventos o Dia do Café.

Foto: Reprodução - Ilustração

Café pingado com leite, coado, filtrado, espresso, com ou sem creme: hoje é o dia dele
As primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para Belém (PA), em 1727. Hoje, o café é consumido por 95% dos brasileiros com mais dos 15 anos, que bebem ao menos uma xícara por dia. E em homenagem a essa cultura, que já foi a base da economia brasileira por décadas, foi incorporado ao Calendário Brasileiro de Eventos o Dia do Café, comemorado no país em 24 de maio. Após oito anos e solidificada, a data é festejada por industriais, produtores, exportadores, cooperativas, varejo, cafeterias e por todos os apaixonados por café.


Embrapa comemora o Dia Nacional do Café

Volume de café exportado em abril é 34,4% superior em relação ao mesmo mês de 2012, diz relatório do CeCafé

A data marca o início da colheita na maior parte das regiões produtoras do Brasil e não poderia deixar de ser celebrada pela Embrapa Café, coordenadora do Consórcio Pesquisa Café.

De acordo com a assessoria da empresa, a Embrapa realiza evento com objetivo comemorativo ao Dia Nacional do Café - que este ano também comemora os 40 anos da Embrapa -, a ser realizado pela Embrapa Café na sede da empresa, em Brasília, no dia 24 de maio, e conduzido pela barista Sulayne Shiratori.

A barista vai ensinar a preparar e degustar café, inclusive bebidas sofisticadas à base do produto, a partir de grãos provenientes das 12 regiões produtoras, como Zona da Mata Mineira, Cerrado Mineiro, Conilon Capixaba e Sul de Minas

Selo de Pureza
Pingado com leite, coado, filtrado, com ou sem creme, tirado de uma máquina de ‘espresso’, adoçado ou não, cappuccinos, feito na prensa francesa. Não importa qual a receita, o fundamental é que o café seja puro – que é o primeiro passo para a qualidade. Exatamente por isso a ABIC elegeu como tema das celebrações deste ano o seu programa do Selo de Pureza.

Criado há 22 anos, o programa ganhou mais destaque em fevereiro passado, quando entrou em vigor a Instrução Normativa N°16, do Ministério da Agricultura, que estabelece o limite máximo de 1% de impurezas no produto – mesmo percentual do programa da ABIC, que foi a base para a normativa do governo.

O programa do Selo de Pureza foi criado para reverter a queda no consumo que vinha sendo registrada principalmente no decorrer da década de 1980. Os brasileiros estavam deixando de tomar café num veto silencioso contra a baixa qualidade do produto e a sua adulteração.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet