Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

fortalecimento

Sedraf vai ao Paraná conhecer métodos de agroindustrialização de produtos da agricultura

O grupo percorreu em três dias cinco municípios, visando conhecer o método de agroindustrialização dos produtos da agricultura.

Foto: Reprodução - Ilustração

Fachada da Sedraf-MT

Fachada da Sedraf-MT

Durante três dias – de 20 a 23 de maio -, uma comitiva formada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Sá, e técnicos da pasta visitaram três municípios da região Oeste do Paraná, que concentra 150 agroindústrias, com o objetivo de conhecer as agroindústrias da região de Cascavel, e transformar este conhecimento em ações que fortaleçam a agroindústria em Mato Grosso.


Meraldo sugere consórcios regionais para combater abate clandestino

Os métodos de conserva de produtos de origem animal e vegetal, de fábricas de embutidos e congelados; o trabalho da Cooperativa de Agricultura Familiar do Oeste do Paraná (Cooperafa), presente em seis municípios e responsável por ser a central de comercialização dos produtos agropecuários na região; e o funcionamento do programa ‘Fábrica do Agricultor’, criado pelo governo do Paraná para gerar emprego e renda no campo, através do incentivo a transformação e agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar foram as práticas das quais os técnicos mato-grossenses se inteiraram durante a visita.

Ceasa começa a funcionar em 12 meses; obra está orçada em R$ 150 milhões

“Mato Grosso é conhecido mundialmente pelo seu alto potencial agropecuário, no entanto o Estado não agrega valor à produção, e boa parte do que é produzido no campo é comercializada in natura para ser processada em outros centros do Brasil ou no exterior”, analisa Meraldo de Sá.

No entendimento do secretário, MT precisa ter uniformidade na produção e distribuição dos produtos da agricultura familiar. “Nossa idéia é fomentar o associativismo, fazendo que os agricultores de pequena e média produção de uma mesma região se unam para ter maior poder de venda e de crescimento”.

A assessoria de imprensa da Sedraf informou que o Governo do Estado tem o interesse de criar um canal de comercialização dos produtos da família do campo. “Para isso viemos ao Paraná, que tem feito um bom trabalho nesse segmento. Vamos aproveitar essa visita para colher informações e fechar, se for o caso, parcerias de cooperação técnica”, disse Meraldo de Sá.

Autoridades

Além do secretário Meraldo Sá integram a comitiva da Sedraf ao Paraná o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Renaldo Loffi, o médico veterinário Paulo Bilégo, o assessor de planejamento Paulo Klug, o superintendente de ‘Incentivo a Verticalização e Comercialização da Produção’ (SIVCP), Rodrigo Furquim, e o superintendente de Desenvolvimento Regional, Baltazar Ulrich.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet