Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

BID promove capacitação sobre processos financeiros para executores do Prodoeste

A capacitação é destinada a equipe Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária, responsável pela parte financeira do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste. O curso com carga horária de 15 horas, que visa orientar os executores sobre as políticas do banco no processo de desembolso e prestação de contas, está sendo ministrado no auditório da Seagro, nesta quarta e quinta-feira, até às 17 horas.


A capacitação está sendo ministrada pela consultora financeira do BID no Brasil, Leise Estevanato. De acordo com a representante do banco, o curso é destinado aos executores, da parte financeira, tão logo seja assinado o contrato de empréstimos. “A capacitação é necessária para orientar sobre os padrões de processo de desembolso e prestação de contas do BID, que é regido por normas e padrões de relatórios internacionais pré-definidos que se aplica a todos os projetos indistintamente”, completou a consultora.

O programa irá beneficiar diretamente 14 municípios e está estruturado para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas. No último sábado, 8, foi assinada pelo Governador do Estado, Siqueira Campos, a ordem de serviço dos projetos executivos. Até o final deste ano devem ser concluídos os projetos executivos relacionados à infraestrutura hídrica da primeira etapa do Prodoeste.

Prodoeste

Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas.

Situado no Sudoeste do Estado, o projeto vai abranger, principalmente, os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré, Pium e Cristalândia. No período de implantação, o programa deverá gerar cerca de quatro mil empregos diretos. O Programa garantirá os recursos hídricos necessários, aliados com a tecnologia de irrigação disponível, para explorar 2,5 safras ao ano nestas áreas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet