Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Colheita do algodão em MT chega a 5% da área

A área plantada está estimada em 452,3 mil hectares. Conforme o relatório da safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume registrado neste mês representa um atraso de 7.9 pontos percentuais em comparação com a safra passada, quando 13% da área foram colhidos.


A analista do Imea, Elisa Gomes, justifica que este atraso da colheita deve-se a maturação tardia da planta. Segundo ela preço do algodão continua estável. “O valor pago pela arroba da pluma e pelo caroço continua firme. Ainda não é um preço muito bom para o produtor. Conforme for o desempenho do preço é que o tamanho de áreas semeadas para a próxima safra deve ser definido. A expectativa é que a haja um crescimento, porém ainda é muito cedo para se afirmar isto”.

Na safra 11/12 foram 722,5 mil hectares plantados, já nesta temporada foram 452,3 mil hectares. Uma redução de 270,2 mil hectares plantados de algodão, equivalente a 37,4%. Elisa explica que “isso aconteceu por conta de uma queda no valor pago pelo produto”.

Em relação as regiões que mais estão adiantas na colheita do algodão, o oeste de Mato Grosso lidera o ranking com 17% de um total de 114,8 mil hectares plantados - a segunda maior área semeada do estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet