Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

IrrigaOESTE reúne produtores em Cascavel, na quarta-feira, dia 10

Lavoura irrigada rende mais. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) apoia e fomenta a adoção desta tecnologia, que garante a produção em épocas em que não existem precipitações suficientes. Com o objetivo de aproveitar melhor e com mais eficiência o potencial produtivo da região, a cooperativa organizou o Primeiro Fórum da Agricultura Irrigada do Oeste Paranaense - IrrigaOESTE. O evento ocorre na manhã de quarta-feira, dia 10 de julho, na sede da Cooperativa, em Cascavel.


“Vamos reunir agricultores da região oeste, interessados em produzir mais, com a utilização de pivôs centrais, principalmente para esclarecer dúvidas com relação à legislação e apresentar as melhores opções, desde marcas, modelos até financiamento para o investimento. Ainda teremos palestras sobre os benefícios da água, o uso adequado e a questão da sustentabilidade do sistema produtivo”, explicou o presidente executivo da Cooperativa, Ivo Carraro.

BENEFÍCIOS - A utilização de pivôs centrais na lavoura dá garantia de produção; permite condições favoráveis durante todo o ciclo da cultura; minimiza os riscos; e, possibilita o avanço de tecnologias em regiões onde se permite a semeadura durante o ano todo. Como exemplo, o gerente de Produção de Sementes da Coodetec, Murilo Teixeira, explicou que em 100% dos campos de produção de sementes de milho da Cooperativa, é adotada a técnica da irrigação. “Após a colheita do milho existe a possibilidade de produção de soja e ainda trigo. A água é fundamental para o sucesso de uma lavoura e a irrigação é garantia de safra cheia, mesmo em condições ambientais atípicas, como falta de chuva ou estresse hídrico”, destacou.

PROGRAMAÇÃO - A programação inicia às 8h, no auditório do Centro de Treinamento e vai até às 13h30. A primeira palestra será sobre a liberação de outorgas e licenças ambientais para pivôs centrais, com os representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná): engenheiro de pesca Robert Hickson e o oceanólogo, Fábio Galassini. Logo depois o gerente da agência central do Banco do Brasil de Cascavel, Eduardo Camargo Hoog apresentará as linhas de financiamento para pivô central.

Às 10h30, o engenheiro agrônomo e diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek falará sobre o uso adequado da água para gerar renda e sustentabilidade ao sistema. O coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCEPAR, Sílvio Krinski encerra a programação técnica, com o tema o uso da água e seus benefícios - visão futura. Ainda, as empresas do segmento, Bauer Irrigation, Fockink Irrigação, Lindsay e Valley, apresentarão seus produtos no final da manhã. Mais informações: maferreira@coodetec.com.br ou 45 3321-3540.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet