Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Reunião do Milho e Sorgo debate a safra 2012/2013

O auditório Aílton Raseira, na Embrapa Clima Temperado de Pelotas/RS, está sendo palco da 58ª Reunião Técnica Anual do Milho e 41ª Reunião Técnica Anual do Sorgo, promovido pela Embrapa em parceria com a Emater/RS, que reúne profissionais ligados destas culturas e tem como um dos objetivos de ser um fórum regional de discussão e encontro de pesquisadores, professores, empresários e estudantes da área. O primeiro dia foi marcado pela abertura solene, reuniões da subcomissões técnicas e a realização de homenagens à figuras importantes das cadeias das culturas em foco. O segundo dia, por discussões técnicas sobre a proteção de plantas e palestras pontuais sobre o cultivo do milho e do sorgo e nesta quinta-feira, dia 18, quando encerra-se a programação, será feita a apresentação dos relatórios e aprovação das indicações técnicas para as culturas desses grãos no estado do Rio Grande do Sul.


Na solenidade de abertura, a pesquisadora Beatriz Emygdio, coordenadora do evento, ressaltou a importância do evento sobre dois aspectos: a última safra (2012/2013), que foi considerada recorde, e o fato de ter novamente as cultivares transgênicas no Programa Troca-Troca. “É um avanço para os nossos produtores, que terão oportunidade de fazer uso de uma das tecnologias das mais poupadoras de insumos”, comenta.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, enfatizou que as culturas são de extrema importância para o setor rural e a sociedade em geral. “Elas garantem a sustentabilidade, a produção de riqueza, geração de renda, e especialmente para a agricultura familiar, pois ela atrai outras cadeias produtivas, como proteína animal”, disse. Pillon comentou ainda que um dos desafios para essas culturas estão na contratação de novos pesquisadores específicos para estas áreas de atuação, de qualificar o zoneamento destas culturas, melhorar as tecnologias em relação à tolerância da seca e também no déficit na produção gaúcha dos grãos.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg), Nei Fernandes Lopes, destacou a importância do milho na sociedade. “O povo que tem milho, não passa fome”, afirmou. Ivan Krolow, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), enalteceu os resultados da parceria com a Embrapa Clima Temperado. Gervasius Paulus, diretor técnico da Emater/RS, destacou a importância do evento para discutir tecnologias para as culturas. Ele também falou do pioneirismo em eventos desta categoria. Também estava presente a pesquisadora Jane de Assis Machado, da Embrapa Milho e Sorgo, que declarou a importância de inserir o Rio Grande do Sul em nível maior de competitividade na produção das duas culturas.

No painel de abertura “Desempenho do milho e do sorgo no Rio Grande do Sul na última safra e perspectivas de mercado para as próximas safras”, Gervásio Paulus, da Emater/RS, fez uma avaliação da última safra (2012/2013). Entre os principais pontos destacados, estão nos preços baixos e estáveis. Rogério Kerber, do Sindicato das Indústrias Produtos Suínos (SIPS), palestrou sobre “Perspectivas de mercado – milho e sorgo”. Ele enfatizou a competitividade brasileira em relação a outros países e destacou como um dos desafios a infraestrutura logística gaúcha, que encarece o custo final da produção.

Homenagens especiais

É tradicional, durante a realização deste evento, a entrega de troféus aos colaboradores da cadeia do milho e do sorgo no Estado. Esta edição não fugiu à regra. Na noite, desta terça-feira, 17, foram destacadas personalidades que fazem sua contribuição ao desenvolvimento das culturas do milho e do sorgo, sendo escolhidos representantes entre as categorias de pesquisador, professor pesquisador, apoio à pesquisa, produtor rural, extensão rural e empresa parceira.Os destaques ficaram para o pesquisador Zeferino Genésio Chielle ao receber o troféu do extensionista responsável pelas culturas de grãos e oleagionosas da Emater/RS, Alencar Rugeri; o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),Luis Sangoi, que recebeu homenagem do profesor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Régis da Silva; na categoria produtor rural, Jackson Maske Graanke e Vagner Graanke, entregue o mérito pelo extensionista da Emater/RS, Evair Ehlerte; na categoria apoio à pesquisa, recebeu a homenagem, o funcionário da Embrapa Clima Temperado, Jacinto Rosa de Oliveira, entregue pelo responsável da equipe de apoio aos trabalhos de milho e sorgo da Embrapa Milho e Sorgo, Francisco Tomé Leite da Silva; o extensionista da Emater/RS, em Pelotas, Evair Ehlert recebeu a homenagem da extensão rural entregue pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Ana Paula Afonso da Rosa e na categoria empresa parceira, a Melhoramento Agropastoril Ltda., de Cascavel/PR, através dos seus representantes Luís Ricardo Pereira e Luís Facchi foram homenageados pela coordenadora do evento, pesquisadora Beatriz Emygdio.

Uma homenagem especial também destacou o momento, quando foi aberto espaço para exaltar o trabalho do extensionista aposentado da Emater de Canguçu/RS, Ilmes Pires da Rosa, por suas contribuições prestadas às culturas do milho e do sorgo na região. O homenageado recebeu um certificado das mãos do gerente técnico da Emater/RS, Dulphe Pinheiro Machado Neto.

Discussões temáticas

Os participantes do evento trabalharam durante toda a tarde de terça, 16, e toda a manhã de quarta-feira, 17, em subcomissões técnicas ao apresentar trabalhos técnico-científicos que abordaram temas das áreas de genética, melhoramento e tecnologia de sementes; nutrição vegetal e uso do solo; fitopatologia; entomologia; controle de plantas daninhas; ecologia, fisiologia e práticas culturais; e difusão de tecnologia e socioeconomia. Estas discussões direcionaram necessidades e prioridades a serem trabalhadas em projetos de pesquisa, na qual serão consolidadas e apresentadas aos participantes no encerramento do encontro, nesta quinta-feira, dia 18.

No programa de encerramento dos trabalhos do evento está prevista a palestra sobre Variabilidade climática e seus impactos em culturas de verão no RS, com o pesquisador Ivan Rodrigues de Almeida. Posteriormente, será mostrada a compilação de dados das subvomissões técnicas, as quais vão compor o livro Indicações Técnicas para a Podução da Cultura do Milho e do Sorgo no RS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet