Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Órgãos estaduais e federais querem rigor na retirada de produtos com agrotóxicos em supermercados

A Secretaria de Estado da Saúde do Sergipe (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), reuniu diversos órgãos das gestões estadual e federal e representantes de empresas supermercadistas para discutir a venda de alimentos hortifrutigranjeiros produzidos com agrotóxicos. O objetivo da reunião foi desenvolver ações para proteger a saúde do consumidor que, por muitas vezes, leva para casa alimentos com agrotóxicos que têm a venda proibida no Brasil ou que estão fora dos níveis permitidos de uso.


Na ocasião, a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, apresentou o resultado das análises de resíduos de agrotóxicos nos produtos hortifrutigranjeiros vendidos nos supermercados em Sergipe em 2010, 2011 e 2012.

– Alertamos que as análises de agrotóxicos estão sendo feitas em caráter fiscalizatório e os supermercados precisam rastrear o alimento que é comercializado por eles. Uma vez encontrados alimentos fora dos níveis aceitáveis de agrotóxicos ou com resíduos de produtos proibidos, o supermercado e o produtor serão punidos – disse a gerente.

De acordo com o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual, Daniel Carneiro Duarte, medidas emergenciais serão tomadas para que os produtos que chegam contaminados em Sergipe não sejam vendidos.

– As redes de supermercados foram convocadas para uma reunião de ajuste de conduta no Ministério Público junto com a Vigilância Sanitária. Caso não encerrem a venda destes produtos contaminados, eles estão sujeitos a responder uma Ação Civil Pública – afirmou.

– A parceria com os órgãos fiscalizadores é de fundamental importância para que a Política de Proteção ao Consumidor seja efetivada. Por isso, a Divisa agradece o trabalho desenvolvido em conjunto – ressaltou Rosana Barreto.

Dentre os órgãos presentes estavam o MPE, a Defensoria Pública, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Ministério da Agricultura e Pecuária, entre outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet