Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

soja plus

Programa de capacitação rural facilita o trabalho de produtores e funcionários de fazenda em MT

Foto: Reprodução/

Programa de capacitação rural facilita no trabalho de produtores e funcionários de fazenda em MT

Programa de capacitação rural facilita no trabalho de produtores e funcionários de fazenda em MT

O Programa Soja Plus está em visita às propriedades rurais de Mato Grosso e tem como objetivos de promover e fomentar a melhoria contínua e a sustentabilidade das produções agrícolas. O programa foi criado no ano de 2011 e a meta é capacitar cerca de 250 produtores até o final deste ano.


De acordo com a assessoria, o programa já passou por 14 municípios mato-grossenses. O curso Qualidade de Vida no Trabalho, ministrado pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar-MT), já atendeu 183 produtores somente em 2013.

Leia também
Programa de trainee da ALL abre inscrições; três dos atuais 6 diretores ingressaram por meio dele
Instituto oferta cursos e treinamentos para a área da piscicultura no mês de agosto

Para o produtor, Adriano Alberto, que há 18 anos trabalha como agricultor no município de Nova Xavantina (659 km de Cuiabá), o conteúdos do curso é interessante e facilita muito o trabalho no campo distante da legislação. Para ele, o conhecimento do curso na área, ajuda na contratação de funcionário, pois o conhecimento sobre os riscos e os cuidados que devem ter com os equipamentos é importante o trabalho e traz mais segurança para que opera.

Os cursos devem ser realizados em mais cincos municípios, até o final de agosto. Serão ministrados cursos nas cidades de Alto Garça, Paranatinga, Lucas do Rio Verde, Sinop e São José do Rio Claro.

Os produtores do município de Vera receberam treinamento nesta quinta-feira (1º). O curso são de aproximadamente 16 horas e serão ministradas em dois dias. Sãos os cursos de Segurança e Saúde Ocupacional, Relações Trabalhistas e Previdenciárias, Noção de Legislação, Melhores Práticas de Produção, Registro de emprego, horas extras e bancos de horas, formas de contratos, jornada de trabalho, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPs), Gestão em Saúde do Trabalho Rural, Ergonomia, edificações Rurais e Instalação Elétrica entre outros assuntos.

Quem pode participar do Programa


Os produtores associados à Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e aos sindicatos rurais podem participar dos cursos do Programa Soja Plus. Ou por indicação de representantes com gerente de fazenda, filho ou esposas que atuem na área do agronegócio. Os cursos são ministrados pelo Senar, que é a única instituição reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) onde pode fornecer certificados aos produtores e trabalhadores rurais.

O Programa Soja Plus

O Programa e Gestão Socioambiental da Propriedade Rural Brasileira (Soja Plus) estabelecem uma série de critérios de gestão que, se seguidos, podem garantir ao produtor rural a melhoria contínua da produção de soja segundo requisitos de desempenho economicamente vaiáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. O programa visa à melhoria contínua e não tem custo para o produtor. A meta é tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet