Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Cinco mil agricultores recebem título de terra no Amazonas

Nesta terça-feira (13), cinco mil famílias do estado do Amazonas receberam títulos de propriedade das áreas rurais onde vivem. O anúncio foi feito durante a entrega de 24 retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios do estado. O secretário de regularização fundiária na Amazônia Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sérgio Lopes, representou o ministro Pepe Vargas no evento.


Os títulos são do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa Terra Legal. O secretário apontou que a titulação é uma das ações do ministério para contribuir com o controle do desmatamento ilegal na Amazônia. “Quando você faz a reforma agrária e a regularização fundiária acaba trazendo a segurança jurídica e paz no campo. Faz um instrumento de desenvolvimento. E hoje são mais 5.125 agricultores que agora têm um documento para poder alavancar seu empreendimento da agricultura familiar”, destacou.

PAC

Com esta entrega, 56 municípios do Amazonas receberam as retroescavadeiras. A ação beneficia mais de 203 mil moradores da zona rural. Dentre eles, cerca de 19 mil agricultores familiares, que como Cleide Tavares, 46 anos, poderão alavancar produção. Ela mora em Urucurituba, município que recebeu uma retroescavadeira em 2012. “Para os agricultores é um incentivo no trabalho. Adianta muito”, explica.

O MDA investiu R$ 10,3 milhões na aquisição do maquinário doado aos 56 municípios amazonenses O delegado federal do MDA no estado, Arivan Reis, aponta que prefeituras se comprometem a utilizar as máquinas para garantir o escoamento da produção familiar. “Nós entregamos as retroescavadeiras e também passamos uma mensagem importante que as máquinas devem ser utilizadas na pavimentação de estradas ramais e vicinais e apoio ao escoamento da produção”, alertou.

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-AM), Lizete Rabelo, apontou o conjunto das ações do Governo Federal como fundamentais para garantir a comercialização de um produto de qualidade. “Tem melhorado bastante o acesso ao crédito, o emergencial funcionou muito bem o ano passado. A liberação de recursos na questão da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) vem dando um grande potencial para nós. É preciso Ater com qualidade para que nossos produtores possam fazer escoamento e vender seu produto final”, afirmou.

Estiveram presentes o vice-governador do Amazonas, José Melo; a superintendente do Incra no estado, Maria do Socorro Feitosa e representantes de movimentos sociais da agricultura familiar e Reforma Agrária.

Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras:

Alvarães
Anamã
Anori
Autazes
Beruri
Boca do Acre
Caapiranga
Canutama
Carauari
Codajás
Eirunepé
Humaitá
Ipixuna
Itamarati
Japurá
Juruá
Lábrea
Maraã
Novo Airão
Pauini
Rio Preto da Eva
Santo Antônio do Içá
Tapauá
Uarini
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet