Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

País africano conhece iniciativas brasileiras para fortalecer a agricultura familiar

As políticas públicas implementadas pelo Governo Federal parar apoiar e fortalecer a agricultura familiar brasileira foram apresentadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, ao ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger, Mohamed Bazoum, na tarde desta quinta-feira (22). O intercâmbio de informações ocorreu em Brasília (DF), durante visita de uma comitiva do país africano ao Brasil.


“A partir de 2003, o MDA passou a coordenar políticas de apoio e fomento à agricultura familiar, além das ações da reforma agrária. Para nós, a agricultura familiar não é só a que produz para subsistência. Temos agricultores que produzem para se alimentar e também temos agricultores que produzem para comercializar, com rendimentos bastante consideráveis. Há uma diversidade muito grande na agricultura familiar brasileira, que produz a maior parte dos alimentos consumidos no país”, afirmou Pepe Vargas.

Mohamed Bazoum explicou que o Níger tem parte de seu território situado no Deserto do Saara, o que compromete o desenvolvimento da agricultura familiar local. “Infelizmente, o deserto se alastra e isso faz com que a população seja deslocada para uma parte do país. Nós enfrentamos um problema sério que é a fome, que aumenta com a situação do deserto”, detalhou.

Sobre a segurança alimentar em regiões secas, Pepe Vargas ressaltou a experiência do Brasil com o Plano Safra Semiárido. “Não temos uma situação de desertificação, mas temos uma região no Nordeste brasileiro que tem uma pluviosidade média muito baixa. Agora mesmo a região encontra-se na pior seca dos últimos 50 anos. Por isso, o Governo Federal divulgou, pela primeira vez na história, o Plano Safra Semiárido, que estimula os sistemas produtivos que convivem melhor com a realidade da área.”

No encontro, Pepe Vargas também apresentou ao Níger iniciativas de compras governamentais mantidas pelo Governo, como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae), além das linhas especiais de créditos oferecidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e as tecnologias para o campo disponibilizadas pelo Mais Alimentos Internacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet