Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Algodão

Futuro diretor executivo do ICAC visita Mato Grosso

"Foi uma experiência muito boa. É muito importante ter contato com o produtor, com quem está na linha de frente da batalha. Fiquei com muito vontade de voltar a Mato Grosso". O comentário é do brasileiro José Sette, que assumirá em janeiro próximo um dos cargos mais importantes do setor algodoeiro: ele será o novo diretor executivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (cuja sigla em inglês é ICAC).


Com vasta experiência em comércio internacional, o carioca José Sette teve uma verdadeira aula de campo na visita feita aos municípios de Campo Verde e Primavera do Leste, na segunda-feira (19 de agosto). Visitou uma lavoura de algodão, uma indústria de fiação, uma algodoeira e laboratórios de análise e classificação da pluma, conhecendo vários elos da cadeia. O périplo terminou no final da tarde na Unidade Experimental do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) - o braço tecnológico da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA).

"Fiquei muito bem impressionado com o nível de tecnologia aplicado em cada uma dessas etapas da produção do algodão", comentou Sette ao final do dia. Segundo ele, essas oportunidades são um dos pontos positivos do cargo que assumirá em 1º de janeiro, depois de passar por um processo seletivo extremamente rigoroso. "Tenho a chance de conhecer diferentes culturas e ver como cada produtor, cooperativa ou indústria busca a competitividade", acrescentou. Administrador de empresas por formação, Sette foi diretor executivo interino da Organização Internacional do Café e trabalhou para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington D.C.

Seu primeiro compromisso em Mato Grosso foi uma visita à Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), onde foi recepcionado pelo presidente da AMPA, Milton Garbugio, juntamente com o presidente e o diretor comercial da Cooperfibra, José Carlos Dolphine e Carlos Menegati, respectivamente. Na oportunidade, conversaram sobre diversos aspectos da produção do algodão relacionados à comercialização, qualidade da pluma, formação de preços e infraestrutura logística, entre outros, e na conversa os anfitriões enfatizaram o crescimento de Mato Grosso, que, em pouco mais de duas décadas, assumiu a liderança na produção brasileira de algodão e responde hoje por aproximadamente 50% das exportações do País.

Em companhia dos diretores executivos da AMPA, Décio Tocantins, e do IMAmt, Alvaro Salles, o visitante seguiu para a indústria de fiação da Cooperfibra, que fornece fios de algodão para empresas nacionais de tecelagem e malharia. Em seguida, Sette teve a oportunidade de estar no meio de uma lavoura de algodão na Fazenda Modelo, onde percorreu uma área de plantio de primeira safra (feito em dezembro de 2012) e outra de segunda safra, ambas em processo de colheita. Ele se mostrou impressionado com o porte das máquinas utilizadas, as tecnologias empregadas no cultivo do algodoeiro e com a qualidade do algodão cultivado por Junior Zanetti e seu pai Eswalter Zanetti.

Primavera do Leste - A programação vespertina foi cumprida em Primavera do Leste, onde Sette almoçou com os produtores João Luiz Ribas Pessa (que integra o Painel Consultivo do Setor Privado do ICAC), Otávio Palmeira dos Santos (presidente da Unicotton - Cooperativa dos Produtores de Algodão) e Paulo Sérgio Aguiar (1º secretário da AMPA).
Após o almoço, visitou a algodoeira Nativa, dos irmãos Romeu (presidente do Núcleo Regional Centro Leste da AMPA) e Canísio Froelich, com capacidade para processamento de 120 mil fardos de algodão por safra.

O compromisso seguinte foi na Unicotton, onde o presidente Otávio Palmeira dos Santos e o diretor executivo Adelar Antonio Dahmer levaram Sette para conhecer laboratórios de classificação do algodão em pluma (visual e HVI), avaliados por órgãos externos entre os melhores do mundo. O coordenador de Classificação, Valmir Lana, mostrou detalhes do processo de análise e classificação, destacando os aspectos considerados - micronaire, resistência e comprimento do fio - para que a pluma seja considerada de maior ou menor qualidade. O produtor Alessandro Polato também acompanhou o grupo.
A visita foi encerrada na Unidade Experimental do IMAmt, onde Sette assistiu a uma apresentação sobre as principais linhas de pesquisa do instituto e conheceu uma casa de vegetação em companhia do diretor executivo Alvaro Salles e do pesquisador Fábio Echer.

Sobre o ICAC - O ICAC é uma associação governamental composta por membros de 41 países de todos os continentes, que tem a missão de prover informações e sugestões para solução de problemas, servir de elo entre a cadeia produtiva, comercial e o consumidor final, assim como assistir os governos das nações produtoras na elaboração de políticas econômicas para o setor da cotonicultura, visando estimular uma economia mundial mais saudável no que concerne ao algodão.
O atual diretor executivo do ICAC, o norte-americano Terry Townsend, será um dos palestrantes do 9º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro próximo, em Brasília. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e realizado pela AMPA. José Sette confirmou sua presença no Congresso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet