Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Baixa produtividade eleva o preço da vagem e agrada agricultores de MG

A vagem é considerada uma cultura rústica, que não precisa de muitos cuidados e se desenvolve rapidamente. As primeiras vagens são colhidas dois meses após o plantio.


Em Barbacena, no Campo das Vertentes de Minas Gerais, o cultivo é feito durante a entressafra do tomate, entre os meses fevereiro e setembro. Cento e sessenta agricultores investem no cultivo e a produção chega a 1,2 mil toneladas.

Gilberto Dias mantém uma área de dois hectares. A produção durante a safra toda é de 60 caixas com 17 quilos cada uma. O preço no segundo semestre está bom: a caixa chega a valer R$ 25, quase três vezes mais que no começo do ano.

Nos períodos mais frios do ano, os pés de vagem produzem menos e o produto fica mais valorizado no mercado.

O desafio do produtor é manter a lavoura constante o ano inteiro e não apenas na entressafra, por isso, a técnica usada na região aproveita as estacas de bambu do tomate, além da adubação da última lavoura. A irrigação também é importante.

O agricultor Roni Agnaldo Balduíno cultiva a vagem na entressafra há 15 anos. Apesar das variações no preço e na qualidade do produto, ele não pensa em desistir da atividade e aproveita o bom momento. “Não produz muito, mas o que dá ajuda bastante, então vamos investindo”, diz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet