Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

CURSO

Sorriso sediará 'Famato em Campo' sobre criação de ovinos

Foto: Reprodução

Sorriso sediará 'Famato em Campo' sobre criação de ovinos
Por conta da crescente demanda pela carne ovina, a ovinocultura de corte está se tornando uma atividade cada vez mais atraente em Mato Grosso. O rebanho do estado é de 689,273 mil cabeças e registrou um aumento de cerca de 12% em relação a 2011, quando haviam nas propriedades mato-grossenses 615,422 mil animais, de acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com o objetivo de alavancar esta cadeia no estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, realiza o “Famato em Campo Ovino”, em 24 de agosto. O Dia de Campo começará a partir das 8h, na Fazenda Herkapi, em Sorriso (418 quilômetros de Cuiabá).

Durante o evento, o público conhecerá o sistema produtivo e a tecnologia adotada na propriedade, onde são criados 2.500 animais das raças Santa Inês, Dorper, Lacaune, White Dorper e Texel. Entre os temas abordados nas palestras estão comercialização, integração de ovinos e fruticultura e o passo a passo para o sucesso na cadeia. Já as estações de trabalho mostrarão técnicas de manejo e nutrição animal. “Iremos apresentar aos participantes toda a cadeia de produção de ovinos, desde os procedimentos corretos para a criação (como alimentação, raça adequada para cruzamento), até o panorama geral da ovinocultura dentro de Mato Grosso e do Brasil, capacidade frigorífica, entre outros”, explica o proprietário da fazenda e também diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Nelson Piccoli.

Segundo o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o objetivo do evento é alavancar o desenvolvimento de cadeias produtivas com potencial, mas que ainda são consideradas pouco expressivas no estado. "Este é o nosso primeiro dia de campo com o foco na produção de ovinos. Mato Grosso hoje responde por 4% do rebanho nacional, que é de aproximadamente 18 milhões de cabeças, mas tem potencial para crescer muito mais. Vamos apresentar o exemplo bem-sucedido de uma propriedade rural que utiliza tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, mostrando aos participantes que é possível desenvolver a cadeia da ovinocultura no estado com a garantia de rentabilidade", informa o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Vale destacar que o “Famato em Campo Ovino” é gratuito e destinado aos produtores rurais, pesquisadores, técnicos, acadêmicos, empresários, lideranças do agronegócio e jornalistas. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Sorriso e também pelo telefone (66) 3544-4205 ou e-mail sindsorriso@famato.org.br .

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos também pelas redes sociais. Curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato ) e siga-nos no Twitter (@sistemafamato).

Confira a programação completa do evento:

7h30 - Credenciamento/Café da Manhã

8h30 – Abertura

9h - Palestras Magnas:

Ovinocultura: passo a passo para o sucesso – Camila Raynieri, mestre em Zootecnia e especialista em ovinos;
Panorama da ovinocultura em Mato Grosso – Paulo de Tarso, zootecnista, coordenador estadual da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura de Mato Grosso;
Mercado de ovinos em Mato Grosso – Cristiane Rabaioli, diretora executiva da Estância Celeiro;
Integração ovinos e fruticultura – Daniel Robson da Silva, presidente da Coopernova.

10h30 - Estações:

Confinamento com grão inteiro e pastejo rotacionado;
Comercialização;
Passo a passo para o sucesso;
Integração Lavoura-Pecuária, manejo sanitário e silagem.

13h - Almoço
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet