Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Economia

Adesão ao cooperativismo em Mato Grosso não acompanha crescimento do agronegócio

Puxado pelo agronegócio, Mato Grosso é destaque no país como um dos Estados da região Centro-Oeste que mais cresce no Brasil. Apesar desse cenário, a adesão de produtores a cooperativas não tem acompanhado a expansão. No Estado apenas 1,6% (1.425) do total de 112.978 estabelecimentos rurais recebiam assistência técnica de cooperativas em 2006.

O percentual é bem menor quando comparado a Estados da região Sul do país, como por exemplo no Paraná, onde 17,7% tinham esse apoio na época. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

O estudo tomou como base dados de listagem especial do Censo Agropecuário de 2006 do IBGE para iden- tificar fatores que contribuem para pouca participação de cooperativas agrícolas em Estados como Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o professor responsável pelo levantamento, Sigismundo Neto, o objetivo do estudo é identificar essa dinâmica. “Relacionamos alguns fatores que podem explicar, por exemplo, o tamanho das propriedades, a escala nos negócios e a concorrência das grandes empresas transnacionais no fornecimento de assistência e venda de insumos”, explicou.

De acordo com dados do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), o Estado tem hoje 178 cooperativas. Somente as cooperativas agropecuárias, cerca de 54, empregam mais de 11 mil trabalhadores direta e indiretamente. Conforme a entidade, nos últimos anos o sistema cresceu 68% em Mato Grosso e hoje possui cerca de 10% de produtores associados.

O superintendente da OCB, Adair Mazzotti, explica que não se pode comparar o modelo do cooperativismo regional a outros. “Somos relativamente novos e começamos a nos consolidar quando o assunto é cooperativas, porém sem dúvidas o modelo de cooperativismo de Mato Grosso não pode ser comparado ao de outros estados, que possuem realidade completamente diferentes”, afirmou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet