Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

EM MATO GROSSO

Evento busca formar redes institucionais de apoio à agricultura familiar

O evento ocorrerá na sede da Embrapa Agrossilvipastoril. A ideia é a de aproximar as instituições que geram tecnologias daquelas que fazem a ponte com o agricultor, fazendo com que os novos conhecimentos gerados cheguem até ele e sejam aplicados no campo.

Foto: Ilustração

Evento busca formar redes institucionais de apoio à agricultura familiar
A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam, nesta quinta e sexta-feira, em Sinop, a “Oficina de Concertação”.

O objetivo é aumentar a integração entre instituições de pesquisa, ensino e de assistência técnica em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.

O evento ocorrerá na sede da Embrapa Agrossilvipastoril. A ideia é a de aproximar as instituições que geram tecnologias daquelas que fazem a ponte com o agricultor, fazendo com que os novos conhecimentos gerados cheguem até ele e sejam aplicados no campo.

Por meio da formação de redes institucionais e de novos espaços de interação e inovação, espera-se impulsionar a assistência técnica, sobretudo neste momento em que está sendo criada a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Além disso, o evento busca construir uma agenda conjunta de inovação e formação com a agricultura familiar.

A Oficina de Concertação realizada em Mato Grosso é a primeira de uma série de encontros regionais que serão promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em todo o país. Participam destas reuniões representantes da pesquisa, da extensão, do ensino e de setores representativos dos produtores rurais, com competência em temas relacionados à agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Venda de máquinas agrícolas aumenta 21% nos últimos 12 meses
Com pastos verdinhos preço do leite pago ao produtor rural cai em Mato Grosso

Programação

A Oficina de Concertação terá uma programação composta por palestras, em que serão apresentados casos de sucesso de interação entre pesquisa/ater/agricultores e atividades práticas que serão desenvolvidas em grupos de trabalho.

Nas palestras programadas para o primeiro dia serão apresentados a metodologia de capacitação continuada de técnicos em Mato Grosso como instrumento de desenvolvimento rural sustentável; a interação ensino, pesquisa, ater e agricultura familiar para promover inovação e sustentabilidade; o cooperativismo e a agricultura familiar; e a cadeia produtiva da restauração ecológica como ferramenta para adequação ambiental e desenvolvimento rural.

No segundo dia, além da exposição dos resultados dos trabalhos em grupo, serão apresentadas estratégias inovadoras para promover a produção sustentável em Mato Grosso, seguindo exemplo do trabalho desenvolvido em Alta Floresta.

Lançamento livro

Durante a Oficina de Concertação, será feito o lançamento do livro “Plantar, Criar e Conservar: unindo produtividade e meio ambiente”, editado em parceria pelo Instituto Socioambiental (ISA) e Embrapa. A publicação será apresentada ao público na quinta-feira, dia 12, às 18h, no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril.

O livro, organizado por Natália Guerin e Ingo Isernhagen, reúne textos que apresentam de maneira simplificada e didática formas de se planejar uma propriedade adequando-a ambientalmente. São sete capítulos escritos por pesquisadores da Embrapa, técnicos do ISA e parceiros que apresentam experiências acompanhadas pelas instituições em Mato Grosso.

As ilustrações e imagens utilizadas ajudam na apreensão do conteúdo. Além disso, o livro traz sugestões de fontes complementares de conhecimento sobre os temas abordados, explica a assessoria de comunicação da Embrapa Agrossilvipastoril.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet