Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Com análise de fotos de raiz e folhas, tecnologia evita perdas na agricultura

Pesquisadores da Embrapa, em São Carlos (SP), desenvolveram uma nova versão de um programa de computador que promete fazer uma avaliação detalhadas das plantas nos campos do país. A intenção é descobrir vários tipos de problemas como falta de nutrientes ou presença de pragas na plantação apenas com fotos de raízes e da folhas.

O programa foi criado no laboratório de agricultura de precisão. Os pesquisadores explicam que o agricultor deve primeiro fazer um buraco pra encontrar a raiz. A profundidade varia entre um metro e um metro e meio. “Temos que fazer a foto na sombra, porque isso padroniza o contraste que a imagem vai ter”, explicou o pesquisador da Embrapa Lúcio de Castro Jorge.

O processo exige que a terra seja separada da raiz e pintada. Um esmalte sintético marca a parte da planta que vai ser fotografada e uma moldura de madeira com barbantes ajuda a delimitar a área.

Mapeamento
Em outra plantação, o teste é para mapear as folhas. “Nós podemos usar um scanner portátil de campo. Você coloca a folha, fecha a folha e aperta o botão. Quem não tiver o aparelho pode usar a máquina digital, mas é preciso usar uma superfície plana, uma bandeja, por exemplo, para evitar que a gente veja o fundo do solo”, explicou Jorge.

O novo software faz a análise do material no laboratório e gera um relatório. “Em menos de um minuto está tudo pronto. Aqui estão os dados estatísticos para fazer a análise da minha planta”, disse o coordenador do laboratório de agricultura de precisão, Ricardo Inamatsu.

Benefícios
A tecnologia poderá evitar problemas como o enfrentado pelo agricultor Virgílio Cintra, em Ribeirão Bonito. Ele cultiva 2 mil pés de banana em uma área de 10 hectares, mas neste ano parte da plantação foi atacada pela broca. A praga deixa as folhas secas e amareladas e depois secam. Os frutos também ficam comprometidos. “O coração não estava sadio e a banana já atrofiou”, explicou.

A perda foi grande. “A casca eu consegui salvar, ficaram os menores, mas 20% perderam totalmente. Se tivesse diagnosticado pela raiz o problema antes de plantar, não teria perdido”, lamentou.

Cintra aprendeu sobre o software e os procedimentos da Embrapa e acredita que no próximo ano a produção deve dobrar com o uso da tecnologia. “Com a especificação que pretendemos gerar, a bananeira vai poder ter um relatório customizado a partir desta versão. Isso vai ficar pronto em fevereiro de 2014”, disse o pesquisador da Embrapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet