Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Empaer orienta produtores no combate à mosca das frutas

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) presta assistência técnica no controle e combate à mosca das frutas, aos agricultores familiares da Baixada Cuiabana, onde está concentrada a maior quantidade de árvores frutíferas típicas do Cerrado, como a manga, o cajú e a goiaba.

As moscas das frutas são insetos-praga altamente prejudiciais à fruticultura, principalmente no período chuvoso, devido ao ataque das larvas frugívoras ou pela deterioração dos frutos, o que facilita a entrada de microorganismos que causam a queda precoce ou apodrecimento dos frutos ainda no pé, afetando dessa forma o consumo e a comercialização dos produtos, causando, sérios prejuízos aos produtores.

O engenheiro agrônomo Valdivino Enedino Borges, pesquisador em Entomologia da Empaer, explica que medidas simples podem ser adotadas para a prevenção dos ataques da mosca das frutas. “Nós prestamos assistência técnica pontual, quando necessário, e transmitimos orientações que nos são solicitadas pelos agricultores. Medidas simples, como evitar o plantio de várias espécies juntas, bem como coletar e enterrar os frutos maduros ou caídos, impedem o desenvolvimento das larvas e diminui a infestação e propagação do inseto nos pomares”, ressaltou o pesquisador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet