Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Tecnologia

Variedades Intacta cumprem meta de incrementar entre 6 a 10% a produtividade das lavouras de soja

21 Fev 2014 - 10:45

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Ilustração

Variedades Intacta cumprem meta de incrementar entre 6 a 10% a produtividade das lavouras de soja
Uma das maiores expectativas nesta safra 2013/2014 era ver, na prática, o comportamento da nova tecnologia do mercado de sementes, a Intacta RR2 PRO, que prometia proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura de soja e maior produtividade.

Segundo o vice-presidente técnico da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gladir Tomazelli, as tecnologia teve um comportamento excelente no que diz respeito à proteção contra lagartas.

Leia também:
Uma das maiores expectativas do setor de sementes em 2014 é sobre desempenho da Intacta
Mercado de sementes em Mato Grosso sofreu perdas em 2013 mas conseguiu ficar dentro da média

Em relação ao que vem sendo colhido por hectare, Tomazelli comenta que a Intacta tem cumprido a promessa de incrementar entre 6 a 10% a produtividade na cultura da oleaginosa.

O vice-presidente técnico da Aprosmat conta que, em sua propriedade, enquanto variedades comuns de ciclo precoce demandaram aproximadamente 3 aplicações de defensivos, as cultivares com a nova tecnologia não receberam nenhuma.

“Além da economia com defensivos, também diminuímos gastos com água, mão de obra, maquinários e combustível”, acrescenta.

Intacta RR2 Pro

De acordo com a Monsanto, a nova tecnologia apresenta excelente proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), lagarta das maçãs (Heliothis virescens) e broca das axilas ou broca dos ponteiros (Crocidosema aporema), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Helicoverpa (H. zea e H. armigera. A novidade também traz a segunda geração de resistência ao Glifosato (RR2) e promete aumento de produtividade (Pro).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet