Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Na ponta

Sequenciamento do genoma do Eucalipto é concluído; Projeto é o primeiro coliderado pelo Brasil

13 Jun 2014 - 08:31

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

O sequenciamento completo do genoma do Eucalipto foi concluído e será publicado na edição do dia 19 de junho da revista britânica Nature (nº 7505), referência mundial em divulgação científica. O projeto é o primeiro coliderado pelo Brasil a sequenciar inteiramente o genoma de uma planta.

Iniciado em 2008 pela rede internacional Eucagen (Eucalyptus Genome Network), o trabalho foi liderado por cientistas de três países: Alexander Myburg da Universidade de Pretória (África do Sul); Gerald Tuskan, do Joint Genome Institute – JGI do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) e o brasileiro Dario Grattapaglia, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasil).

Leia também:
Embrapa oferece curso de formação básica em Agricultura Orgânica de julho a setembro deste ano
IBGE aponta safra de 46,4 milhões t, enquanto Conab 47 milhões t

Segundo divulgou a Embrapa, este é um fato a ser comemorado, uma vez que o Eucalipto é uma espécie de grande importância para a economia brasileira, base da indústria florestal de celulose, papel, aço e produtos de madeira.

O estudo analisou o genoma de 640 milhões de pares de bases do eucalipto e contou com a participação de mais de 80 cientistas de 30 instituições em nove países. Do Brasil, além da liderança da Embrapa, fizeram parte do projeto pesquisadores da Universidade Católica de Brasília, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Eucalipto

“O eucalipto tem uma tripla função altamente benéfica para o meio ambiente, sequestra carbono da atmosfera, é fonte eficiente e sustentável de produção de biomassa lenhosa e contribui para a recuperação de áreas degradadas. Hoje, 100% do papel e das centenas de produtos à base de fibra de celulose vêm de florestas plantadas. Além disso, o eucalipto é a base de uma ampla cadeia produtiva que emprega centenas de milhares de pessoas em todo o país e é fonte de renda em pequenas, médias e grandes propriedades rurais, sem exceção", declarou o pesquisador Dario Grattapaglia.

Segundo a Embrapa, o Brasil cultiva cerca de 5 milhões de hectares de Eucalipto e possui as maiores produtividades mundiais, derivadas de muita tecnologia silvicultural e genética superior, inteiramente desenvolvidas no país.

O eucalipto, como matéria-prima da indústria nacional, é responsável por cerca de 2% do PIB e figura entre os principais produtos na pauta de exportação com uma contribuição de US$ 6 bilhões por ano e geração de mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui