Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Cooperativas poderão ter fundo garantidor para crédito

Cooperativas de todo País terão um novo fundo garantidor de crédito que deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos. Os associados serão as cooperativas de crédito que captam recursos de seus associados e os bancos cooperativos. A medida foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta semana.

O objetivo do novo fundo é garantir créditos de clientes das entidades do sistema cooperativista e realizar operações de assistência e suporte financeiro com estas instituições. A criação do fundo visa a fortalecer a rede de proteção já existente, de maneira a contribuir para intensificar o crescimento que o sistema cooperativista vem apresentando nos últimos anos.

“É uma medida bastante aguardada pelo setor, pois possibilitará às cooperativas o socorro aos associados, além de fazer o saneamento preventivo. É uma das medidas adotadas pelo Governo Federal que fortalecerá o sistema cooperativista e beneficiará todo o sistema de crédito”, salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.

Dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) mostram que atualmente há no País 1,2 mil cooperativas, desse total, aproximadamente 550 já têm fundos garantidores. Desde 1995, o setor bancário dispõe do FGC, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos depositantes e investidores em caso de intervenção ou liquidação de instituições financeiras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet